Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) para Aprendizagem de Tópicos da Eletrodinâmica | Autor: Nícolas da Silva Mota

por Simone Vasconcelos publicado 15/08/2018 15h45, última modificação 20/10/2023 16h24

Prof.ª Dr.ª Renata Lacerda Caldas

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565224

Na presente dissertação defende-se a ideia de que sequências didáticas com atividades diferenciadas e facilitadoras da aprendizagem como experimentos, simulações computacionais, mapas conceituais, etc., podem ser alternativas para a construção do conhecimento. Nesse contexto, as Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) são consideradas por teóricos, eficientes ferramentas de ensino para o professor e consequentemente, de aprendizagem para o aluno. Diante disso, a proposta do presente trabalho foi o desenvolvimento de UEPS para o estudo da Eletrodinâmica Clássica, em nível médio, na tentativa de aferir a relevância da mesma do ponto de vista da aprendizagem. A hipótese central foi que o estudo da Eletrodinâmica através de UEPS não levaria o aluno a uma aprendizagem mecânica e sim, a aprender e dar novos significados aos conceitos preexistentes em sua cognição, de forma significativa. Como resultado de pesquisa foi desenvolvido um Produto Educacional constituído de uma apostila instruída, com o conteúdo de Eletrodinâmica para o aluno e uma versão constando as unidades desenvolvidas para o professor. A ideia é que esse material sirva de base para o ensino da temática, sendo reproduzível e/ou adaptável com facilidade pelo docente em suas aulas de Física. Esse material foi aplicado em uma turma de 3º ano do Ensino Médio da Rede Pública. Os resultados da aplicação mostraram que os alunos avaliaram positivamente a UEPS e apresentaram desempenho satisfatório no bimestre de aplicação.

In this dissertation the idea defended is that didactic sequences with differentiated activities and facilitators of learning like experiments, computational simulations, conceptual maps, etc., can be alternatives for the construction of knowledge. In this context, the Potentially Meaningful Teaching Units (PMTU) are considered by theoretical, efficient teaching tools for the teacher and consequently, learning for the student. Therefore, the proposal of the present work was the development of PMTU for the study of Classical Electrodynamics for High School, in an attempt to ascertain the relevance of the same from the point of view of learning. The central hypothesis was that the study of Electrodynamics through PMTU didn’t lead the student to mechanical learning, but rather to learn and give new meaning to the preexisting concepts in their cognition, in a significant way. As a result of the research, an Educational Product was developed consisting of an instructional booklet, with the contents of Electrodynamics for the student and a version containing the units developed for the teacher. The idea is that this material serves as a basis for teaching the subject, being easily reproducible and/or adaptable by the teacher in his physics classes. This material was applied in a 3rd year class of Public High School. The results of the application showed that the students positively evaluated the PMTU and presented satisfactory performance in the two months in which it was applied.

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