A Eficácia De Uma Política Pública Educacional - Uma análise da verticalização e inserção no mercado de trabalho dos egressos dos cursos de Mestrado do Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro

por Suzany Campos Coelho publicado 23/02/2024 17h33, última modificação 23/02/2024 17h33

Adelson Siqueira Carvalho.

 

  • Autora: Suzany Campos Coelho

A pesquisa realizada para a elaboração da presente dissertação tematizou a questão da verticalização do ensino no IFF campus Campos Centro, mapeando as trajetórias acadêmicas/profissionais dos egressos dos cursos de Mestrado que “verticalizaram”, em face do objetivo de entender as motivações e caminhos (institucionais e outros) que propiciaram a verticalização, averiguando, ao mesmo tempo, se e como obtiveram oportunidades de trabalho associadas à trajetória formativa alcançada, no processo de verticalização dos estudos.
Metodologicamente, a pesquisa contou com uma fase exploratória, feita no Sistema Acadêmico do IFF campus Campos Centro (Q- Acadêmico). Foram filtrados dados sobre os egressos de
cada curso, obtendo suporte para a segunda fase, empreendida através da aplicação de um questionário remoto e, em seguida, da realização de entrevistas com profissionais egressos dos
cursos de mestrado do IFFluminense. Estes sujeitos participaram da construção do Produto Educacional (PE) vinculado a esta dissertação, que correspondeu a um material pedagógico sob
a forma de documentário, intitulado Itinerários formativos e sucesso profissional. Os resultados da pesquisa demonstraram que a maior parte dos egressos que praticaram a verticalização dos seus estudos no campus Campos Centro encontra-se alocada no mercado de trabalho e se considera satisfeita com a qualidade da formação recebida.
Palavras – chave: IFFluminense. Verticalização. Mercado de Trabalho. Egressos.

The research carried out to prepare this dissertation focused on the issue of verticalization of teaching at the IFF campus Campos Centro, mapping the academic/professional trajectories of
graduates of graduates from Master's courses who “verticalized”, in view of the objective of understanding the motivations and paths (institutional and others) that enabled verticalization,
at the same time ascertaining whether and how they obtained work opportunities associated with the training trajectory achieved, in the process of verticalization of studies.
Methodologically, the research included an exploratory phase, carried out at the IFF Academic System (Q-Academic) Campos Centro campus. Data on graduates of each course were filtered,
obtaining support for the second phase, undertaken through the application of a remote questionnaire and, then, interviews with professionals who had graduated from IFFluminense's
master's courses. These subjects participated in the construction of the Educational Product (EP) linked to this dissertation, which corresponded to pedagogical material in the form of a
documentary, entitled Training itineraries and professional success. The research results demonstrated that the majority of graduates who completed their studies vertically at the
Campos Centro campus are placed in the job market and consider themselves satisfied with the quality of the training received.
Keywords: IFFluminense. Verticalization. Job market. Graduates.

PDF document Dissertação Final Aluna Suzany Campos Coelho.pdf — Documento PDF, 4.50 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.