A Patologização Da Aprendizagem Escolar E A Condução Dos Processos De Ensino E De Aprendizagem: uma análise sob a ótica do docente na Educação Profissional e Tecnológica

por Ronia Potente publicado 26/09/2024 16h31, última modificação 26/09/2024 16h31

Jonis Manhães Sales Felippe

 

  • Autora: Ronia Potente

 O fenômeno da medicalização e da patologização tem marcado presença constante nos discursos sobre o fracasso escolar da contemporaneidade, o que demanda um olhar crítico dos
profissionais de educação. Nesse sentido, esse estudo discorre sobre o não aprender a partir da narrativa histórica do modelo médico-psicológico e discute como as dificuldades e os
transtornos que afetam a aprendizagem se relacionam com a visão individualizante sobre o fracasso escolar. A pesquisa buscou evidenciar a presença da narrativa medicalizante e
patologizante dentro do contexto educacional de uma instituição pública ofertante de Educação Profissional e Tecnológica. Nessa perspectiva, o objetivo central deste estudo foi analisar como a patologização da aprendizagem escolar influencia os professores na condução dos processos de ensino e de aprendizagem no campus Itaperuna do Instituto Federal Fluminense. Para alcançar tal propósito, após uma busca por referenciais teóricos e trabalhos acadêmicos sobre o assunto, foi realizada uma pesquisa de campo, de caráter exploratório e qualitativo, por meio dos seguintes instrumentos de coleta de dados: entrevista semiestruturada, que foi aplicada ao coordenador do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne); questionários com perguntas abertas e fechadas, que foram aplicados aos docentes atuantes no campus, visando entender a percepção desses profissionais acerca da temática supracitada. A análise dos dados foi realizada por meio dos pressupostos da análise de conteúdo. Os resultados obtidos com o estudo indicaram que é essencial desconstruir a lógica medicalizante e patologizante validada pelos docentes da instituição, expressa na reafirmação da relevância do laudo médico e do sentimento persistente de despreparo para lidar com a diversidade dos estudantes nos processos de ensino e de aprendizagem. Também demonstraram que muitos professores no campus pesquisado desconhecem a temática da pesquisa. As conclusões obtidas ratificam a necessidade de se refletir sobre os diversos fatores que impactam nos processos de ensino e de aprendizagem: políticos, culturais, econômicos, sociais, educacionais e individuais.
A partir dos resultados obtidos, desenvolveu-se, como produto educacional, uma cartilha sobre a temática da medicalização e da patologização da aprendizagem, tendo como foco a
despatologização e a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem dos alunos. 
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Medicalização e Patologização da Aprendizagem; Fracasso Escolar.

The medicalization and pathologization phenomenon has been constantly present in debates about school failure contemporaneously, a fact that demands a critical look from the education

professionals. In this regard, this study discusses not learning from the historical psychological-medical narrative model and debates how the learning difficulties and disorders relate with the individualizing vision about school failure. The research aimed to highlight the medicalizing and pathologizing narrative within the educational context of a public institution offering

professional and technological teaching. In this perspective, the main goal of this study was to analyze how the pathologization of school learning influences teachers on the development of
teaching and learning processes at the campus Itaperuna of the Fluminense Federal Institute. In order to reach such goals, after search for theoretical references and academic works on the topic, a field research was done, with qualitative and exploratory character, by means of the following data collecting tools: semi-structured interview, which was done with the coordinator of the Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne); questionnaires with open and closed questions, which were applied to teachers who work at the campus, aiming on understanding the perception of these professionals on the above mentioned topic. The analysis of data was done through the premises of contente analysis. The obtained results indicated that it is essential to deconstruct the medicalizing and pathologizing logic which is validated by the professionals of the institution, made known through the reaffirmation of the relevance of medical reports and the persistente feeling of being unprepared to deal with the diversity of students in the processes of teaching and learning. It was also made known that many teachers at the researched campus are oblivious to the topic of the research. The obtained conclusions ratify the necessity of reflecting on the myriad factors that impact the processes of teaching and learning: political, cultural, economic, social, educational and individual. Starting from the obtained results, as an educational product, a booklet on the topic of medicalization and pathologization of learning was developed, with focus on the depathologization and improvement of the processes of teaching and learning.
Keywords: Technological and Professional Education; Medicalization and Pathologization of Learning; School Failure.

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