''CIDADÃO, EU?!” Desafios e dificuldades de transgêneros em ingressar, perma- necer e egressar nos cursos de formação educacional profissional e tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense campus Macaé

por Francine Guimel de Cristo Lessa publicado 31/10/2024 15h18, última modificação 31/10/2024 15h18

Orientador: Prof. Dr. Leonardo Salvalaio Muline
Coorientador: Prof. Dr. Jefferson Manhães de Azevedo

 

Autora: Fracine Guimel de Cristo Lessa.

A Educação Profissional e Tecnológica - EPT é imprescindível para mudar trajetórias de vidas e
contribuir para a dignidade plena e integral dos sujeitos que dela se apropriam. A EPT é direito
de todes, todas e todos, inclusive de estudantes trans. Contudo, não tem sido essa a realidade
deste público ao manifestar interesse em realizar a EPT, pois diversas dificuldades e intempéries
são motivos de empecilhos para que essas pessoas possam tornar-se discentes dessa modalidade
de ensino. Logo, o objetivo geral deste trabalho é analisar as vivências de estudantes trans em
Cursos de Educação Profissional e Tecnológica Integrados ao Ensino Médio, do Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia do campus Macaé - Rio de Janeiro. Esta pesquisa é de
abordagem qualitativa, de natureza aplicada e com objetivos exploratórios e descritivos. Com
relação aos procedimentos, lançaremos mão da pesquisa bibliográfica, de campo, pesquisa-ação.
Como Produto Educacional, pretendemos organizar uma cartilha informativa sobre dificuldades
e desafios que estudantes trans para ingressar, permanecer e concluir cursos profissionalizantes,
assim como promover ações includentes e acolhedoras para que esses sujeitos reverberam suas
vozes, visando ampliar dignidade, equidade e manutenção de cidadania e direitos.
Palavras-chaves: Estudantes Trans; Educação Profissional e Tecnológica; cidadania.

Professional and Technological Education - EPT is essential to change life trajectories and
contribute to the full and integral dignity of the subjects who appropriate it. EPT is everyone’s
right, including transgender and transvestite students. However, this has not been this public’s
reality when expressing interest in taking EPT, as various difficulties and adverse events have
become obstacles for them to become students of this type of teaching. Therefore, the general
aim of this work is to analyze the experiences of transsexual and transvestite students in
Professional and Technological Education Courses Integrated into High School, at the Federal
Institute of Education, Science and Technology at campus Macaé - Rio de Janeiro. This research
has a qualitative approach, applied in nature and with exploratory and descriptive
objectives.Regarding procedures, we will use bibliographical, field research and action research.
As an Educational Product, we intend to organize an informative booklet on the difficulties and
challenges faced by transvestite and transsexual students in entering, remaining in and
completing professional courses, as well as promoting inclusive and welcoming actions so that
these subjects can reverberate their voices, aiming to increase dignity, equity and maintenance
of citizenship and rights.
Keywords: Transsexual and Transvestite Students; Professional and Technological Education;
citizenship.

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