Educação quilombola: um olhar sobre possibilidades e desafios no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Cabo Frio

por Maíra Cardoso publicado 22/01/2024 09h32, última modificação 22/01/2024 09h32

Severino Joaquim Correia Neto

• Autora:

Maíra Freitas Cardoso

No passado, os quilombos representaram a resistência dos escravos às desumanidades sofridas. Porém, as comunidades quilombolas passaram a apresentar características culturais específicas, e seguem uma história de luta, tentando garantir seus direitos previstos nos instrumentos legais. Mesmo com a existência de normativas, algumas questões dificultam o seu cumprimento, o que contribui para a manutenção das assimetrias sociais que cercam essas coletividades. Por isso, a importância de estudar a Educação Quilombola dentro da realidade das próprias comunidades quilombolas e, também, no interior do Instituto Federal Fluminense (IFF), pois é fundamental para mudar o paradigma colonialista e fortalecer a interlocução multicultural. Diante disso, este trabalho buscou analisar as possibilidades de formação educacional ofertadas pelo IFF campus Cabo Frio para as comunidades quilombolas da Região dos Lagos, bem como as condições de formação que tais comunidades gostariam de serem atendidas pela instituição. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de cunho aplicado e explicativo, a fim de um exame qualitativo das informações, recolhidas por meio de pesquisa bibliográfica, levantamento das legislações e coleta de dados por intermédio de um estudo de caso. Junto aos procedimentos metodológicos, utilizaram-se os conceitos de: Quilombo; Direitos quilombolas; Educação Quilombola; Educação Multicultural; e Educação Profissional e Tecnológica. A partir dessas informações obtidas por questionário respondido pelos quilombolas, compreendeu-se a importância dessas pessoas aos cursos de capacitação para ampliar seus conhecimentos, bem como uma forma de levar novos saberes para suas comunidades e áreas de atuação. Perceberam-se também as questões do transporte e da distância como desafios preponderantes para acesso dessas comunidades ao Instituto. Então, criou-se um produto educacional, em formato de Sistema de Informação Geográfica, que representa uma ferramenta com diversas utilizações para planejamento e avaliação de ações.

Palavras-chave: IFF campus Cabo Frio. Comunidades quilombolas. Educação Quilombola. Educação Profissional e Tecnológica. Sistema de Informações Geográficas.

In the past, quilombos represented the resistance of slaves to the inhumanities they suffered. However, quilombola communities have come to have specific cultural characteristics and continue to struggle to guarantee their rights under legal instruments. Even with the existing regulations, some issues make it hard to comply with them, which contributes to maintaining the social asymmetries that fence these communities. For this reason, it is relevant to study Quilombola Education within the reality of the Quilombola communities and the Fluminense Federal Institute (IFF), as it is essential to change the colonialist paradigm and strengthen multicultural dialogue. Considering this, this study sought to analyze the educational training possibilities offered by the IFF Cabo Frio campus for the quilombola communities of the Região dos Lagos, as well as the training conditions that these communities would like to be served by the institution. To this end, we developed an applied and explanatory study to qualitatively examine the information gathered through bibliographical research, a survey of legislation, and data collection through a case study. Besides the methodological procedures, we used the concepts of Quilombo, Quilombola Rights, Quilombola Education, Multicultural Education, and Professional and Technological Education. Based on the information obtained from the questionnaire answered by the quilombolas, we understood the importance of these people attending training courses to expand their knowledge, as well as a way of bringing new knowhow to their communities and areas of activity. We also perceived the issues of transportation and distance as predominant challenges for these communities' access to the Institute. So, we created an educational product, a Geographic Information System, a tool with various uses for planning and evaluating actions.

Keywords: IFF Cabo Frio campus. Quilombola communities. Quilombola Education. Professional and Technological Education. Geographic Information System.

Atualmente não existem itens nessa pasta.