Eventos como espaços de difusão do conhecimento científico: perspectivas dos pesquisadores do Instituto Federal Fluminense campus Cabo Frio

por Flávia Silva Evangelista publicado 24/01/2024 15h47, última modificação 24/01/2024 15h47

Severino Joaquim Correa Neto

  • Autora: Flávia Silva Evangelista.

A divulgação científica é fundamental no processo de transmitir informações e conhecimentos científicos e/ou tecnológicos de forma adequada aos públicos de interesse. Logo, promover o
acesso a esse conteúdo é viabilizar o empoderamento da sociedade em relação aos fatos e às decisões que afetam a realidade. Nesse sentido, o objetivo central deste trabalho é investigar, à luz dos preceitos da divulgação científica, quais as possibilidades e os desafios dos pesquisadores do IFFluminense campus Cabo Frio, para comunicarem os resultados de suas pesquisas, principalmente em eventos institucionais. Para alcançar tal objetivo, foi necessário abordar brevemente a constituição dos Institutos Federais de Ciência e Tecnologia, apontando as especificidades do IFFluminense, com ênfase no campus Cabo Frio. Então, passou-se a discorrer sobre a importância da pesquisa nos IFs, considerando os principais conceitos associados à veiculação de conhecimentos científicos. Além disso, identificou-se o perfil das pesquisas desenvolvidas, as percepções, as motivações e os desafios, bem como o
conhecimento de pesquisadores do IFFluminense campus Cabo Frio em relação à divulgação científica. Com isso, foi possível esquadrinhar o perfil dos eventos realizados pelo
IFFluminense campus Cabo Frio, enquanto espaços de democratização da ciência. Assim, realizou-se uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa e de cunho descritivo-exploratório,
com os seguintes delineamentos: revisão bibliográfica com consulta a livros, dissertações, artigos, leis e sites institucionais; pesquisa documental no Centro de Documentação Digital do
IFFluminense; e pesquisa de campo, com a aplicação de questionário direcionado a pesquisadores do IFFluminense campus Cabo Frio. Os resultados deste trabalho mostraram
que, embora o campus realize diversos eventos e reconheça o potencial desses veículos, ainda são tímidas as iniciativas para a difusão científica. As informações obtidas nos questionários também revelaram dificuldades dos pesquisadores em diferenciarem as especificidades dos conceitos e as práticas para veicularem o conhecimento científico. Como Produto Educacional resultante deste estudo, desenvolveu-se um guia direcionado aos pesquisadores do IFFluminense, como ferramenta de apoio à prática da difusão científica em eventos institucionais científicos. Espera-se que este trabalho apresente subsídios para os pesquisadores reconhecerem o potencial dos eventos como espaços para a democratização da ciência, para utilizá-los, tornando acessíveis as produções científicas, não somente aos seus pares, mas à comunidade em geral.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica. Difusão Científica. Comunicação Científica. Eventos. Instituto Federal Fluminense.

Scientific dissemination is fundamental in the process of transmitting scientific and/or technological information and knowledge in an appropriate way to target audiences.
Therefore, promoting access to this type of knowledge enables the empowerment of society in relation to the facts and decisions that affect reality. In that sense, the main objective is to
investigate, considering the constructs of scientific dissemination, what the possibilities and challenges for researchers at the IFFluminense campus Cabo Frio are in order to
communicate their findings, mainly at institutional events. To achieve this study’s objective, it was necessary to briefly address the constitution of Federal Institutes, pointing out the
specificities of IFFluminense, with an emphasis on the Cabo Frio campus. Then, it was discussed the importance of research in Federal Institutes, regarding the main concepts
associated with the scientific knowledge dissemination. Furthermore, it was identified the profile of the researches carried out, as well as the IFFluminense campus Cabo Frio
researchers’ perceptions, motivations, and challenges in relation to scientific dissemination. As a result, it was possible to examine the profile of the events held by the aforementioned
institution as spaces for the democratization of science. Thus, a quantitative-qualitative, descriptive-exploratory research was carried out, with the data sets: bibliographic review
with consultation of books, dissertations, articles, laws, and institutional websites; documentary research at the IFFluminense Digital Documentation Center; and field research
by using a questionnaire aimed at IFFluminense campus Cabo Frio researchers. The findings indicate that, although the campus holds several events and recognizes the their potential as
means of communication, initiatives for scientific dissemination are still timid. The information obtained in the questionnaires also revealed difficulties for researchers in
differentiating the specificities of concepts and practices to convey scientific knowledge. As an educational product resulting from this study, a guide was developed aimed at IFFluminense
researchers, as a tool to support the practice of scientific dissemination at scientific institutional events. It is expected that this work will provide support for researchers to reflect
on the potential of events as spaces for the democratization of science, with the goal of using them inn order to make scientific findings accessible not only to their peers, but to the community in general.

Keywords: Professional and Technological Education. Scientific Diffusion. Events.Fluminense Federal Institute.

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