Multiculturalismo E Formação De Professores: Uma Análise Da Inclusão Socioeducacional Dos Alunos Do Curso Técnico Integrado Em Pesca do IFES – Campus Piúma (ES)

por Natalia Lima Netto publicado 16/12/2021 11h55, última modificação 20/10/2023 16h31

Dr. Leonardo Salvalaio Muline

 

  • Autor: 

    Natalia Lima Netto

A pesca artesanal vem crescendo de forma considerável, na qual é responsável por empregar milhões de pescadores no mundo. Porém, apesar do aumento da produção pesqueira o setor pesqueiro enfrenta graves problemas no que tange às condições de trabalho e à escolarização. Sendo assim, as desigualdades sociais causadas pelo sistema capitalista geram uma exclusão social dos grupos minoritários, que em virtude de sua situação socioeconômica e discriminatória, são impedidos de exercerem sua cidadania de forma plena, pois a sociedade trata a referente classe como um grupo fragmentado, repercutindo nas instituições escolares. Nesse aspecto, com os avanços científicos e tecnológicos evidenciou-se a problemática da formação docente na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), pois era necessário que os professores tivessem uma formação adequada para atender as demandas pedagógicas e articular a teoria com a prática social, de modo a conduzir os alunos a desenvolver o senso crítico e investigativo para que superassem a relação dominante-dominado. Diante disso, o multiculturalismo se insere como política de inclusão socioeducacional, pois busca direcionar ações para que os alunos sejam inseridos no processo de ensino-aprendizagem, no qual sejam valorizados os seus saberes e sua identidade cultural, possibilitando não só o reconhecimento das diferenças, mas também a integração da classe pesqueira nas esferas sociais. Ante ao exposto, a relevância da presente pesquisa consiste em tonar esta discussão mais concreta, no sentido de interferir na realidade social por meio de proposição que melhor equacione o(s) problema(s). Mediante a isso, o problema da pesquisa reside em que medida o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – Campus Piúma (ES), que objetiva atender alunos oriundos de comunidades pesqueiras, trabalha o multiculturalismo como política de inclusão socioeducacional? A partir dos questionamentos elencados, a pesquisa teve como objetivo analisar as práticas educativas dos professores que lecionam no quarto ano, do curso Técnico Integrado em Pesca à luz do multiculturalismo, com ênfase na comunidade local, visando a valorização e a inclusão socioeducacional dos alunos. Para atingir tal objetivo, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa, na qual foram realizados levantamentos de dados, por meio da análise documental do Projeto Pedagógico de Curso e do Plano de Desenvolvimento Institucional. Foi possível, também, a aplicação de questionários semiestruturados aos alunos e professores, do quarto ano, do período vespertino. Posteriormente, os dados obtidos foram analisados pela técnica da análise de conteúdos proposta por Bardin (1977). Com relação ao produto educacional, este consistiu na elaboração de uma oficina realizada com os alunos e professores, por meio da pesquisa-ação, na qual foi materializada em formato de guia didático. A oficina possibilitou tanto aos alunos quanto aos professores reverem determinados préconceitos e comportamentos frente às questões de cunho discriminatório, bem como aos professores repensarem a suas práticas metodológicas tendo como centro do processo de ensino-aprendizagem a realidade dos alunos.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Formação de Professores; Multiculturalismo; Identidade Cultural; Práticas Educativas.

Artisanal fishing has been growing considerably, in which it is responsible for employing millions of fishermen worldwide. However, despite the increase in fishing production, the fishing sector faces serious problems with regard to working conditions and schooling. Thus, the social inequalities caused by the capitalist system generate a social exclusion of minority groups, which due to their socioeconomic and discriminatory situation, are prevented from exercising their citizenship fully, because society treats the referent class as a fragmented group, having repercussions in school institutions. In this aspect, with scientific and technological advances, the problem of teacher education in Professional and Technological Education (PTS) was evidenced, because it was necessary for teachers to have adequate training to meet pedagogical demands and articulate theory with social practice, in order to lead students to develop critical and investigative sense so that they overcome the dominant-dominated relationship. Therefore, multiculturalism is inserted as a policy of socio-educational inclusion, because it seeks to direct actions for students to be inserted in the teaching-learning process, in which their knowledge and cultural identity are valued, enabling not only the recognition of differences, but also the integration of the fishing class in the social spheres. In the light of the above, the relevance of this research consists in tonating this more concrete discussion, in the sense of interfering in the social reality through a proposition that better equates the problem(s). Through this, the problem of research lies to what extent does the Federal Institute of Espírito Santo (IFES) – Campus Piúma (ES), which aims to serve students from fishing communities, works multiculturalism as a policy of socio-educational inclusion? From the questions listed, the research aimed to analyze the educational practices of teachers who teach in the fourth year of the Integrated Technical Course in Fisheries in the light of multiculturalism, with emphasis on the local community, aiming at valuing and socio-educational inclusion of students. To achieve this goal, the research had a qualitative approach, in which data surveys were carried out, through the documental analysis of the Pedagogical Course Project and the Institutional Development Plan. It was also possible to apply semi-structured questionnaires to fourth-year students and teachers in the school period. Subsequently, the data obtained were analyzed by the content analysis technique proposed by Bardin (1977). Regarding the educational product, this consisted of the elaboration of a workshop held with students and teachers, through action research, in which it was materialized in the format of a didactic guide. The workshop allowed both students and teachers to review certain pre-concepts and behaviors in relation to discriminatory issues, as well as teachers to rethink their methodological practices, with the students' reality as the center of the teaching-learning process.

Keywords: Professional and Technological Education; Teacher Training; Multiculturalism; Cultural Identity; Educational Practices.

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