O Ensino de História Na Educação Profissional E Tecnológica, Potencialização da Temática Escravidão: Um Estudo A Partir das Cartas de Liberdade (1885-1888)

por Dayane de Barros Mazotto publicado 03/06/2025 10h57, última modificação 03/06/2025 10h57

Orientador: Dr. Jefferson Manhães Azevedo
Coorientador(a): Dra. Karina Hernandes Neves

 

  • Autora: 

Dayane de Barros Mazotto

Diversos paradigmas nortearam as interpretações sobre a escravidão, a exploração da mão de obra negra, as relações sociais entre senhores e escravizados, as lutas de resistência, às estratégias de sobrevivência desses sujeitos e o processo abolicionista no Brasil. Nesse contexto, o presente estudo aborda a escravidão africana no Brasil, tema recorrente na historiografia nacional. A partir do final da década de 1970 e início dos anos 1980, novas abordagens sobre a escravização emergiram, impulsionadas por pesquisas em arquivos municipais e pela valorização de fontes documentais pouco exploradas.
Inserida nesse movimento de revisão dos modelos explicativos da escravidão, esta pesquisa destaca uma proposta de educação antirracista por meio da utilização das Cartas de Liberdade — instrumentos pelos quais os escravizados pleiteavam sua alforria —, revelando aspectos das relações sociais e das estratégias de resistência. A questão-problema que orientou o estudo foi: de que maneira o conhecimento de outra versão sobre o período escravista no Brasil pode contribuir para o desenvolvimento de uma mentalidade antirracista nos estudantes do curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio do IFF Campus Bom Jesus do Itabapoana? O objetivo geral da pesquisa foi promover o uso das Cartas de Liberdade como fontes primárias de conhecimento histórico, contribuindo para que os estudantes desenvolvessem novas referências sobre a resistência e a luta dos afrodescendentes escravizados, reconhecendo-os como agentes históricos e favorecendo, assim, a construção de uma educação antirracista. O percurso metodológico adotado baseou-se em três procedimentos: pesquisa bibliográfica, documental e de campo. As fontes primárias foram localizadas no Centro de Documentação de Carangola, em Minas Gerais. Para a construção da base teórica, recorreu-se à pesquisa bibliográfica, tendo como referência conceitual os seguintes autores: Costa (1966), Chalhoub (1990), Castro (1998) e Slenes (1999). Desenvolveu-se um Produto Educacional na forma de minicurso, com foco na utilização de fontes primárias como recurso pedagógico, com o objetivo de abordar criticamente o contexto da escravidão e valorizar os sujeitos históricos africanos e afrodescendentes. Os resultados apontaram que é fundamental apresentar as questões étnico-raciais por uma ótica distinta da narrativa eurocêntrica, valorizando a riqueza cultural das sociedades africanas, suas tradições, saberes e atos de resistência. O minicurso possibilitou que os estudantes reconhecessem os escravizados como protagonistas históricos, contribuindo, assim, para a ampliação de sua formação cidadã e crítica, fortalecendo a proposta de uma educação comprometida com a equidade racial.
Palavras-chave: Novos paradigmas educacionais; educação antirracista; Cartas de Liberdade; resistência; NEABI.

Various paradigms have guided interpretations of slavery, the exploitation of Black labor, the social relations between enslavers and the enslaved, the resistance struggles, the survival strategies of these individuals, and the abolitionist process in Brazil. In this context, the present study addresses African slavery in Brazil, a recurring theme in national historiography. From the late 1970s to the early 1980s, new approaches to slavery emerged, driven by research in municipal archives and the appreciation of underexplored documentary sources. Inserted within this movement to revise explanatory models of slavery, this research highlights a proposal for antiracist education through the use of Letters of Freedom—instruments through which enslaved individuals petitioned for their manumission—revealing aspects of social relations and strategies of resistance. The guiding research question was: In what ways can learning an alternative version of the slavery period in Brazil contribute to developing an antiracist mindset among students of the Integrated Technical Course in Food at the Federal Institute of Fluminense (IFF), Bom Jesus do Itabapoana Campus? The general objective of the research was to promote the use of Letters of Freedom as primary sources of historical knowledge, helping students develop new perspectives on the resistance and struggle of enslaved Afro-descendants, recognizing them as historical agents and, thereby, contributing to the construction of antiracist education.The methodological approach was based on three procedures: bibliographic, documentary, and field research. The primary sources were located at the Carangola Documentation Center in Minas Gerais. To construct the theoretical framework, bibliographic research was carried out, using the following authors as conceptual references: Costa (1966), Chalhoub (1990), Castro (1998), and Slenes (1999). An Educational Product was developed in the form of a short course, focusing on the use of primary sources as a pedagogical tool, aiming to critically address the context of slavery and to highlight the historical role of African and Afro-descendant individuals. The results showed the importance of presenting ethnic-racial issues from a perspective different from the Eurocentric narrative, valuing the cultural richness of African societies—their traditions, knowledge, and acts of resistance.
The short course enabled students to recognize the enslaved as historical protagonists, thereby contributing to the expansion of their critical and civic education and strengthening the commitment to an education grounded in racial equity.

Keywords: New educational paradigms; anti-racist education; Letters of Freedom; resistance; NEABI.

PDF document Dayane Mazotto -Dissertação final _compressed.pdf — Documento PDF, 6.75 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.