Proeja: Avaliação do Programa de Educação de Jovens e Adultos, Formas de Acesso e Permanência no Campus Campos Guarus

por Elizabeth Santos De Nasaré Cantarino publicado 01/04/2025 09h43, última modificação 01/04/2025 09h43

 

Prof. Dr. Severino Joaquim Correia Neto.

  • Autora: Elizabeth Santos De Nasaré Cantarino

Esta pesquisa tem como tema “PROEJA: Avaliação do Programa de Educação de Jovens e Adultos, Formas de Acesso e Permanência no campus Campos Guarus”, no Instituto Federal Fluminense. A finalidade da pesquisa é avaliar a atual situação do Programa, as dificuldades que os discentes presenciaram ao participar de inscrição e processo de seleção, quando acessaram pela primeira vez o sistema do Portal de Seleções do IFF e GOV.BR. Para os discentes que já estão cursando, quais dificuldades têm encontrado para continuar no programa e que soluções podem ser apresentadas para mitigar processos, que para esse público representa dificuldades nas tecnologias atuais. Como método de avaliação, foi elaborado um questionário na plataforma do Google forms, onde foram feitas perguntas sobre o programa e o produto educacional.
O que foi questionado é se existem programas Institucionais caso os discentes apresentem dificuldades no programa Eja/EPT e se consigam obter ajuda em tais questões. Sobre os docentes, buscou-se desvelar quais foram os desafios de participar de um programa com perfil diferenciado de estudantes, bem como conhecer quais foram os suportes oferecidos pela instituição no período pandêmico e se o apoio recebido conseguiu amenizar as dificuldades apresentadas tanto para os alunos, como para os docentes, já que está incluída na pesquisa, a turma do curso de Técnico em Meio Ambiente iniciada no primeiro semestre de 2020. Para uma melhor fundamentação teórica, a pesquisa foi baseada bibliograficamente em alguns autores. “A pedagogia libertadora de Paulo Freire”, com sua ênfase na educação crítica e transformadora, que serve como base para a análise das relações de poder e da construção da autonomia dos educandos no contexto da EJA/EPT. Também, autores como Gaudêncio Frigotto, Vitor Fonseca, Maria Nobre Damasceno, Maria Clara Di Pierro e Correia Neto, entre
outros, cujas obras contribuíram para a compreensão das políticas públicas educacionais e da formação docente no contexto da EJA, que trouxeram elementos essenciais para o desenvolvimento do Programa; As pesquisas desses autores, entre outros, fornecem subsídios para a análise das metodologias de ensino e aprendizagem, da organização curricular e da articulação entre teoria e prática nesse programa, além das legislações (Brasil, 1996, 1998, 2000,2005 e 2006) e do Ministério da Educação (Mec, 1999 e 2018).
Palavras-chave: Proeja. Ensino Profissionalizante, Técnico e Tecnológico. Seleção. Acesso. Permanência.

The theme of this research is “PROEJA: Evaluation of the Youth and Adult Education Program, Forms of Access and Permanence at the Campos Guarus campus”, at the Instituto Federal Fluminense. The purpose of the research is to evaluate the current situation of the Program, the difficulties that students experienced when participating in the registration and selection process, when they first accessed the IFF Selection Portal and GOV.BR system. For students who are already enrolled, what difficulties have they encountered in continuing in the program and what solutions can be presented to mitigate processes, which for this audience represent difficulties in current technologies.
As an evaluation method, a questionnaire was created on the Google Forms platform, where questions were asked about the program and the educational product. The question was whether there are institutional programs in case students have difficulties in the Eja/EPT program and whether they can obtain help with such issues. Regarding the teachers, what were the challenges of participating in a program with a differentiated student profile; What support did the institution offer during the pandemic and whether the support received was able to alleviate the difficulties presented by both students and teachers, since the research includes the class of the Environmental Technician course that started in 2020.1 For a better theoretical foundation, the research was based bibliographically on some authors. “Paulo Freire's liberating pedagogy”, with its emphasis on critical and transformative education, which serves as a basis for the analysis of power relations and the construction of students' autonomy in the context of EJA/EPT.
Also, authors such as Gaudêncio Frigotto, Vitor Fonseca, Maria Nobre Damasceno, Maria Clara Di Pierro, Correia Neto, among others, whose works contributed to the understanding of public educational policies and teacher training in the context of EJA, which brought essential elements for the development of the Program; The research of these authors, among others, provides support for the analysis of teaching and learning methodologies, curricular organization and the articulation between theory and practice in this program, in addition to legislation (Brazil, 1996, 1998, 2000, 2005 and 2006) and the Ministry of Education (MEC, 1999 and 2018).
Keywords: Proeja. Technical and Technological Vocational Education. Selection. Access. Permanence.

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