Notícias

Educação Profissional e Tecnológica

Inscrições abertas para Seminário do ProfEPT

por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 30/06/2023 13h46, última modificação 20/10/2023 16h31
Evento acontece no dia 6 de junho, no Campus Macaé.
seminario profept2023.png

  O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional Tecnológica (PROFEPT) promoverá, no dia 6 de julho, o  III Seminário sobre Temas da Educação Profissional, Científica e Tecnológica Brasileira. O evento é gratuito e aberto ao público. 

  O Seminário faz parte do Componente Curricular Bases Conceituais da Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Mestrado ProfEPT e contará com mesas no turno da manhã e da tarde para o debate de grandes temas da pauta do dia da Educação Profissional e Tecnológica Brasileira. Foram convidados para participar dos debates os professores Carlos Artur de Carvalho Arêas (IFF),  Ana Jade Beatriz Martins Melo Rodrigues (UBES),  Michelle Maria Freitas Neto  (IFF) e Marco Vinícius Moreira Lamarão (IFF).

  As atividades acontecerão no auditório do Campus Macaé, das 10h às 16h. As inscrições podem ser feitas pelo site do evento.  https://www.even3.com.br/iii-seminario-sobre-temas-da-educacao-profissional-cientifica-e-tecnologica-brasileira-358931/

Programação

Mesa 1 - "Reforma do Ensino Médio: Os Debates e Caminhos Possíveis":
- Ensino Médio Integrado, Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica Brasileira: Caminhos Possíveis para uma Educação Cidadã;
- Evasão Escolar na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica Brasileira: estudo de caso no IFFluminense;
- Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio Integrado da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica Brasileira: os Problemas da Permanência e Êxito.
Mesa 2 - "A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, concepções formativas e a nova era da Informação e Comunicação":
- Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e Metodologias Ativas na Formação para o Mundo do Trabalho;
- Trabalho e Educação Profissional, Científica e Tecnológica na Era da Disrupção Industrial;
- Formação Pedagógica de Professores da Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil: Breve Histórico e os Desafios Contemporâneos.