Linhas de Pesquisa e Projetos de Pesquisa

 

L.P. 1) PROCESSOS DE APRENDIZAGEM


Esta linha de pesquisa engloba projetos cujo foco é a participação do discente, propondo o desenvolvimento/adequação ou a experimentação/validação de metodologias e tecnologias que auxiliem os processos de ensino e aprendizagem.

Projetos de Pesquisa da linha:

1.1) Educação Infantil e Ensino Fundamental: Metodologias e Tecnologias

Este projeto contempla pesquisas relacionadas à aprendizagem discente, com foco no desenvolvimento de metodologias e tecnologias pertinentes aos processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. O estudo, o desenvolvimento e a aplicação de recursos pedagógicos voltados a crianças e adolescentes propiciam a identificação de potenciais especificidades e pontos de possíveis diálogos. A reflexão sobre a Educação, fundamentada na criticidade, na autonomia e na coletividade, aponta para uma articulação entre fundamentos e práticas para potencializar o processo de ensino e aprendizagem. Espera-se que os produtos educacionais sejam desenvolvidos com e para os sujeitos da educação infantil e ensino fundamental.

Professores Membros: ADELSON SIQUEIRA CARVALHO (Responsável), ANALICE DE OLIVEIRA MARTINS, ANDRE FERNANDO UEBE MANSUR, BRENO FABRICIO TERRA AZEVEDO, DECIO NASCIMENTO GUIMARAES, GILMARA TEIXEIRA BARCELOS PEIXOTO, INGRID RIBEIRO DA GAMA RANGEL, RONALDO ADRIANO DE FREITAS, SUZANA DA HORA MACEDO, VALERIA DE SOUZA MARCELINO TERRA

1.2) Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio, Técnico, Profissionalizante: Metodologias e Tecnologias

Este projeto contempla pesquisas relacionadas à aprendizagem discente na Educação de Jovens, Adultos e Idosos no âmbito da educação, articulando o uso de metodologias e tecnologias de ensino e aprendizagem. Espera-se que a educação seja pensada na interdependência das dimensões pessoal, política e laboral em consonância com as demandas da sociedade.

Professores Membros: ADELSON SIQUEIRA CARVALHO, ANALICE DE OLIVEIRA MARTINS, ANDRE FERNANDO UEBE MANSUR (Responsável), ARILISE MORAES DE ALMEIDA LOPES, BRENO FABRICIO TERRA AZEVEDO, DECIO NASCIMENTO GUIMARAES, GILMARA TEIXEIRA BARCELOS PEIXOTO, RONALDO ADRIANO DE FREITAS, SUZANA DA HORA MACEDO, VALERIA DE SOUZA MARCELINO TERRA

 

L.P. 2) FORMAÇÃO DOCENTE E RECURSOS TECNOLÓGICOS


Esta linha de pesquisa se propõe a investigar e desenvolver saberes e práticas que potencializem uma formação docente norteada por princípios e fundamentos consonantes com as demandas sociais e políticas e com a concepção dos direitos humanos.

Projetos de Pesquisa da linha:

2.1) Formação inicial docente: fundamentos e práticas de ensino

Este projeto visa contribuir para o desenvolvimento de uma formação inicial docente que articule conhecimentos didático-pedagógicos e conhecimentos disciplinares. Assim, o ensino e as suas tecnologias serão pensados a partir de aspectos conceituais e metodológicos na perspectiva dos direitos humanos e da ampla participação social. As pesquisas deverão contemplar Diretrizes Curriculares, políticas e teorias que fundamentem e direcionem práticas docentes e suas tecnologias nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão.

Professores Membros: ANALICE DE OLIVEIRA MARTINS, ANDRE FERNANDO UEBE MANSUR, ARILISE MORAES DE ALMEIDA LOPES, DÉCIO NASCIMENTO GUIMARAES, ÉRICA LUCIANA DE SOUZA SILVA, GILMARA TEIXEIRA BARCELOS PEIXOTO, INGRID RIBEIRO DA GAMA RANGEL (Responsável), RONALDO ADRIANO DE FREITAS, SUZANA DA HORA MACEDO, VALERIA DE SOUZA MARCELINO TERRA

2.2) Trabalho docente e formação continuada: diálogos com a práxis

Este projeto tem como objetivo compreender e investigar os saberes e práticas inerentes aos processos de trabalho e à formação continuada dos docentes; em especial no contexto da educação básica; buscando desenvolver pesquisas e produtos educacionais que contribuam para o fortalecimento da educação pública gratuita e de qualidade; afirmando a pluralidade e a dignidade humana; em articulação com as dimensões éticas e estéticas fundamentais aos processos de ensino e de aprendizagem. Espera-se que os estudos e produtos educacionais resultantes desse projeto observem a dialogicidade; a inovação; a sustentabilidade; o desenho universal e os direitos humanos.

Professores Membros: ANALICE DE OLIVEIRA MARTINS, ANDRE FERNANDO UEBE MANSUR, ARILISE MORAES DE ALMEIDA LOPES, BRENO FABRICIO TERRA AZEVEDO, DECIO NASCIMENTO GUIMARAES (Responsável), ÉRICA LUCIANA DE SOUZA SILVA, INGRID RIBEIRO DA GAMA RANGEL, RONALDO ADRIANO DE FREITAS, VALERIA DE SOUZA MARCELINO TERRA Formação Docente e Recursos Tecnológicos.