Linhas de Pesquisa e Projetos de Pesquisa
L.P. 1) PROCESSOS DE APRENDIZAGEM
Esta linha de pesquisa engloba projetos cujo foco é a participação do discente, propondo o desenvolvimento/adequação ou a experimentação/validação de metodologias e tecnologias que auxiliem os processos de ensino e aprendizagem.
Projetos de Pesquisa da linha:
1.1) Educação Infantil e Ensino Fundamental: Metodologias e Tecnologias
Este projeto contempla pesquisas relacionadas à aprendizagem discente, com foco no desenvolvimento de metodologias e tecnologias pertinentes aos processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. O estudo, o desenvolvimento e a aplicação de recursos pedagógicos voltados a crianças e adolescentes propiciam a identificação de potenciais especificidades e pontos de possíveis diálogos. A reflexão sobre a Educação, fundamentada na criticidade, na autonomia e na coletividade, aponta para uma articulação entre fundamentos e práticas para potencializar o processo de ensino e aprendizagem. Espera-se que os produtos educacionais sejam desenvolvidos com e para os sujeitos da educação infantil e ensino fundamental.
Professores Membros: André Fernando Uébe Mansur (responsável pelo projeto); Analice de Oliveira Martins; Breno Fabricio Terra Azevedo; Dhienes Charla Ferreira; e Ronaldo Adriano de Freitas.
1.2) Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio, Técnico, Profissionalizante: Metodologias e Tecnologias
Este projeto contempla pesquisas relacionadas à aprendizagem discente na Educação de Jovens, Adultos e Idosos no âmbito da educação, articulando o uso de metodologias e tecnologias de ensino e aprendizagem. Espera-se que a educação seja pensada na interdependência das dimensões pessoal, política e laboral em consonância com as demandas da sociedade.
Professores Membros: Breno Fabricio Terra Azevedo (responsável pelo projeto); Adelson Siqueira Carvalho; Analice de Oliveira Martins; André Fernando Uébe Mansur; e Ronaldo Adriano de Freitas.
L.P. 2) FORMAÇÃO DOCENTE E RECURSOS TECNOLÓGICOS
Esta linha de pesquisa se propõe a investigar e desenvolver saberes e práticas que potencializem uma formação docente norteada por princípios e fundamentos consonantes com as demandas sociais e políticas e com a concepção dos direitos humanos.
Projetos de Pesquisa da linha:
2.1) Formação inicial docente: fundamentos e práticas de ensino
Este projeto visa contribuir para o desenvolvimento de uma formação inicial docente que articule conhecimentos didático-pedagógicos e conhecimentos disciplinares. Assim, o ensino e as suas tecnologias serão pensados a partir de aspectos conceituais e metodológicos na perspectiva dos direitos humanos e da ampla participação social. As pesquisas deverão contemplar Diretrizes Curriculares, políticas e teorias que fundamentem e direcionem práticas docentes e suas tecnologias nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão.
Professores Membros:
Ingrid Ribeiro da Gama Rangel (responsável pelo projeto); Ana Lucia Monteiro Ramalho Poltronieri Martins; Décio Nascimento Guimarães; Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto; Suzana da Hora Macedo; e Valeria de Souza Marcelino Terra.
2.2) Trabalho docente e formação continuada: diálogos com a práxis
Este projeto tem como objetivo compreender e investigar os saberes e práticas inerentes aos processos de trabalho e à formação continuada dos docentes; em especial no contexto da educação básica; buscando desenvolver pesquisas e produtos educacionais que contribuam para o fortalecimento da educação pública gratuita e de qualidade; afirmando a pluralidade e a dignidade humana; em articulação com as dimensões éticas e estéticas fundamentais aos processos de ensino e de aprendizagem. Espera-se que os estudos e produtos educacionais resultantes desse projeto observem a dialogicidade; a inovação; a sustentabilidade; o desenho universal e os direitos humanos.
Professores Membros: Décio Nascimento Guimarães (responsável pelo projeto); Erica Luciana de Souza Silva; Ingrid Ribeiro da Gama Rangel; e Valeria de Souza Marcelino Terra.