As Tecnologias Digitais E Metodologias Ativas Na Formação Continuada De Professores: Uma Aplicação No Ensino Fundamental

por João Manoel Magalhães Cruz publicado 09/03/2020 11h06, última modificação 20/10/2023 16h34

Orientadora: Dra. Arilise Moraes de Almeida Lopes

Coorientadora: Dra. Analice de Oliveira Martins

A presente pesquisa objetivou oportunizar, por meio da Formação Continuada de Professores, conhecimentos atuais sobre Metodologias Ativas aliadas à utilização pedagógica de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Para tanto, escolheu-se os professores de Língua Portuguesa e Matemática, do município de Itaperuna (RJ), que atuam no 9º ano do Ensino Fundamental e Fase IX da Educação de Jovens e Adultos, como público-alvo da proposta. Entre as Metodologias Ativas, definiu-se explorar duas: a Sala de Aula Invertida e a Aprendizagem por Pares. A Sala de Aula Invertida propõe a inversão da lógica de aula do ensino tradicional, oportunizando o tempo em sala de aula para discussões e realização de atividades diferenciadas. O estudo teórico dos conteúdos ocorre extraclasse. Já a Aprendizagem por Pares caracteriza-se pela inserção dos estudantes em atividades colaborativas, valendo-se da interação aluno-aluno para implementar a aprendizagem dos conteúdos. Assim, para este estudo, constituiu-se por objetivo geral investigar como um curso de Formação Continuada de Professores de Língua Portuguesa e Matemática, pautado nas Metodologias Ativas Sala de Aula Invertida e Aprendizagem por Pares pode intervir para transformar as práticas pedagógicas desses professores. A pesquisa teve caráter qualitativo e utilizou a observação como método de investigação. Fundamentou-se, ainda, na Teoria SócioHistórico-Cultural de Vygotsky e no aporte teórico das Metodologias Ativas defendido, principalmente, por Bacich e Morán. Utilizou-se a versão gratuita do Ambiente Schoology para alocação dos materiais on-line pesquisados e inserção das Sequências Didáticas elaboradas em formação. Como instrumentos de coleta de dados, foram adotados questionários, recurso da plataforma (fórum de discussão), Atividade Avaliativa (análise de conteúdo), análise da aplicação de Sequências Didáticas e o registro descritivo no diário de campo (observação). Os resultados obtidos por meio dos instrumentos de coleta de dados sinalizaram que a proposta ocasionou em resultados positivos, contribuindo para melhoria na prática pedagógica dos professores participantes. O curso foi oferecido a 20 professores - 10 de Língua Portuguesa e 10 de Matemática, de modo semipresencial, com encontros presenciais no Instituto Federal Fluminense de Itaperuna, sendo que 14 concluíram a formação. Como produto educacional deste trabalho, destaca-se a elaboração do curso de Formação Continuada de Professores disponibilizado na forma de um ―Guia de Reaplicação‖ contendo o acesso ao Ambiente Schoology e os materiais disponibilizados no ambiente, além de quatro Sequências Didáticas produzidas e aplicadas pelos professores em suas salas de aula, ao final do curso oferecido, permitindo que outros pesquisadores ou gestores possam reproduzir, adaptar e aplicar este projeto em suas instituições de ensino. Conclui-se que o bom direcionamento teórico, fundamentado nos princípios da teoria Sócio-Histórico-Cultural de Vygotsky, o aporte teórico das Metodologias Ativas e o curso de formação pedagógica do professor defendida nesta dissertação podem auxiliar o professor em uma prática de ensino mais eficaz e condizente com a realidade cultural e social a que a escola está submetida e compreendida, cooperando para o desenvolvimento integral do aluno e a construção sólida de sua aprendizagem.

This research aimed to provide, through Continuing Teacher Training, current knowledge on Active Methodologies combined with the pedagogical use of Digital Information and Communication Technologies. For this, we chose the teachers of Portuguese Language and Mathematics, from Itaperuna (RJ), who work in the 9th grade of Elementary School and Phase IX of Youth and Adult Education, as the target audience of the proposal. Among the Active Methodologies, it was defined to explore two: the Inverted Classroom and Peer Instruction. The Inverted Classroom proposes to reverse the logic of traditional teaching classrooms, providing the opportunity for classroom discussions and differentiated activities. The theoretical study of the contents occurs extraclass. Already Peer Instruction is characterized by the insertion of students in collaborative activities, using the student-student interaction to implement learning content. Thus, for this study, it was constituted by the general objective to investigate how a Continuous Training course of Portuguese Language and Mathematics Teachers, based on the Active Methodologies Inverted Classroom and Peer Instruction can intervene to transform the pedagogical practices of these teachers. The research was qualitative and used observation as a research method. It was also based on Vygotsky's Socio-Historical-Cultural Theory and on the theoretical contribution of Active Methodologies defended, mainly, by Bacich and Morán. The free version of the Schoology Platform was used to allocate the researched online materials and insert the Didactic Sequences elaborated in formation. As data collection instruments, we adopted questionnaires, platform resource (discussion forum), Evaluative Activity (content analysis), analysis of the application of Didactic Sequences and the descriptive record in the field diary (observation). The results obtained through the data collection instruments indicated that the proposal resulted in positive results, contributing to an improvement in the pedagogical practice of the participating teachers. The course was offered to 20 teachers - 10 of Portuguese Language and 10 of Mathematics, semi-presentially, with face-to-face meetings at the Fluminense Federal Institute of Itaperuna, 14 of which completed the training. As an educational product of this work, we highlight the elaboration of the Continuing Teacher Training course made available in the form of a ―Replication Guide‖ containing access to the Schoology Platform and the materials available in the environment, as well as four Didactic Sequences produced and applied by teachers in their classrooms at the end of the course offered, allowing other researchers or managers to reproduce, adapt and apply this project in their educational institutions. It is concluded that the good theoretical direction, based on the principles of Vygotsky's Socio-Historical-Cultural theory, the theoretical contribution of Active Methodologies and the teacher training course defended in this dissertation can help the teacher in a more effective teaching practice, and befitting the cultural and social reality to which the school is subjected and understood, cooperating for the integral development of the student and the solid construction of their learning.

PDF document Dissertação joao manoel.pdf — Documento PDF, 6.50 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.