ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DE APROFUNDAMENTO: ENRIQUECIMENTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

por Kennya Ferreira Silva Miranda publicado 02/03/2020 16h06, última modificação 20/10/2023 16h34

Orientadora: Dra. Gilmara Teixeira Barcelos
Coorientadora: Dra. Arilise Moraes de Almeida Lopes

As Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento (ATPA) têm como objetivo o
enriquecimento da formação inicial por meio da abordagem de temas não estudados nos
componentes curriculares da matriz e também para o aprofundamento de outros. Elas devem
ser desempenhadas por licenciandos, como previsto na Resolução No 2 de 1o de julho de
2015. Esse documento determina o cumprimento da carga horária mínima de 200 horas, que
devem ser cumpridas pela participação em atividades como: seminários e estudos
curriculares; projetos de iniciação científica e iniciação à docência; residência docente;
monitoria e extensão; programas de mobilidade estudantil; atividades de comunicação e
expressão; entre outras. Para tanto, é importante que os alunos reflitam sobre as atividades
realizadas, visando que estas não sejam cumpridas apenas por determinação da Resolução; é
nesse sentido que as Tecnologias Digitais podem dar suporte. Nesse contexto, este trabalho
teve por objetivo investigar se e como um sistema via web, que possibilite aos licenciandos
registrar, organizar e refletir a relação das ATPA com a formação inicial pode enriquecer a
formação docente. Para atender ao objetivo, foi realizada uma pesquisa nas licenciaturas
ofertadas pelos Institutos Federais do Rio de Janeiro e, a partir desta, foi desenvolvido um
Sistema via web que, além de apoiar o armazenamento, discussão e avaliação das ATPA,
possibilita o registro da relação entre a atividade realizada e a licenciatura em curso, por meio
de um relatório. O código fonte do sistema é aberto e está disponibilizado na plataforma
GitHub por meio do link <github.com/kennyamiranda>. Este constitui o produto educacional
desta pesquisa e pode ser adaptado ao contexto de diferentes cursos de Licenciatura. A
pesquisa teve uma abordagem qualitativa, por meio de pesquisa exploratória e documental. A
obsevação, os questionários e as postagens no sistema via web foram instrumentos utilizados
para a coleta de dados. Após as fases de desenvolvimento, o sistema foi utilizado duas vezes
por 18 licenciandos do 5o período do curso de Licenciatura em Letras – Português e
Literaturas e uma vez por 17 licenciandos do 8o período do mesmo curso, em 2019. Após cada
utilização, os alunos forneceram um feedback sobre o sistema com o intuito de avaliá-lo para
finalizá-lo ou para incrementar o seu desenvolvimento. De maneira geral, em relação à
usabilidade e funcionalidade, o sistema foi avaliado positivamente pelos alunos, uma vez que,
entre outros aspectos, não tiveram dificuldades para usá-lo. Constatou-se que o Sistema
ATPA, com os registros dos relatórios, contribuiu para que os alunos pudessem refletir sobre
as Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento de que participaram, uma vez que foi
possível perceber a relação com a licenciatura em curso e, consequentemente, enriquecer a
formação inicial docente. Tais afirmações se fundamentam nas respostas do “questionário 2”
e na análise dos relatórios. Espera-se, com esta pesquisa, contribuir para a formação de
professores para além dos conteúdos previstos na matriz curricular.

The Theoretical-Practical Activities of Deepening (TPAD) aim to enrich initial training by
addressing topics not studied in the curriculum components that make up the matrix and also
to deepen others. These activities must be performed by undergraduates as provided for in
Resolution number 2 of July 1 st , 2015 which determines the minimum workload of 200 hours
for these activities. These should be fulfilled in activities such as: seminars and curriculum
studies; projects of scientific initiation and initiation to teaching; teaching residence;
monitoring and extension; student mobility programs; communication and expression
activities, among others. Therefore, it is important that students reflect on the activity
performed so that these activities are not fulfilled only by determining the resolution and, in
this sense, Digital Technologies can support them.In this context, this research aimed to
investigate whether and how a web-based system that enables undergraduates to register,
organize and reflect the relationship of TPAD with initial training can enrich teacher training.
For this objective, a research was conducted in the degrees courses offered by the Federal
Institutes of Rio de Janeiro. And from this research a web system was developed that, in
addition to supporting the storage, discussion and evaluation of TPAD, enables the record of
the relationship between the activity performed and the current degree through a report. The
system source code is open and available on the GitHub platform via the link
<github.com/kennyamiranda>. This is the educational product of this research and can be
adapted to the context of different undergraduate courses. The research had a qualitative
approach through exploratory and documentary research. Observation, questionnaires and
posts in the system were used as instruments for data collection. After the development phases
of the system it was used twice by 18 undergraduate students of the 5 th period of Languages
degree course - Portuguese and Literature and once by 17 undergraduates of the 8 th period of
the same course in 2019. After each time the students used it a feedback was conducted on the
system to evaluate it to conclude or further development. In general, due to usability the
system was positively evaluated by the students, since they had no difficulties to use it.
With the records of the reports, it was found that the TPAD System contributed so that the
students could reflect on the TPAD they participated, since it was possible to understand the
relationship with the current degree and consequently enrich the initial teacher education.
These statements are based on the answers to “questionnaire 2” and the analysis of the
reports. This research is expected to be contributing to teacher training beyond the contents
provided in the curriculum matrix.

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