Construção Coletiva De Insetário Mediada Pelo Uso De Ambiente Virtual De Aprendizagem

por Suély Gomes da Silva publicado 29/10/2019 16h08, última modificação 20/10/2023 16h34

Dr. Adelson Siqueira Carvalho

Este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa na forma de uma intervenção pedagógica na qual o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Edmodo foi utilizado para o desenvolvimento de atividades sobre os insetos, organismos fundamentais para a manutenção do equilíbrio ecológico. Dentre as atividades desenvolvidas, a construção de um insetário virtual se destaca por levar os estudantes a registrarem a presença dos insetos no ambiente e, ao realizarem postagens no AVA, criam uma coleção entomológica no espaço virtual. A intervenção foi realizada com estudantes do IFFluminense do Campus Bom Jesus do Itabapoana na disciplina de Agricultura I do primeiro ano do curso de Técnico em Agropecuária. O principal objetivo da pesquisa foi o de investigar as contribuições de uma sequência didática apoiada pelo AVA Edmodo para o ensino da Classe Insecta com estudantes do curso de Técnico em Agropecuária. No percurso da pesquisa foi aplicado o produto educacional na forma de uma sequência didática junto com a professora da disciplina em questão, na qual os estudantes foram levados a estudar os principais aspectos dos insetos tais como: seus hábitos, presença de exoesqueleto, divisão do corpo, tipo de desenvolvimento, alimentação, divisão em ordens, entre outros. O uso de smartphones e do AVA Edmodo auxiliaram as aulas, trazendo uma experiência tecnológica como reforço dos conteúdos estudados e para o desenvolvimento de uma coleção entomológica. A proposta de atividades aplicada se mostrou como uma alternativa para complementar o estudo do conteúdo em questão. A sequência didática foi dividida em oito etapas, na qual foram separadas atividades para que os estudantes conhecessem o Ambiente Virtual Edmodo tendo conhecimento de suas funções e assim ocorrer a ambientação, e posteriormente para que estudassem as principais características dos insetos e ao final pudessem construir o insetário virtual. Ao longo do desenvolvimento da pesquisa ocorreram relatos positivos do envolvimento de familiares na construção do insetário, com difusão dos conhecimentos discutidos nas aulas bem como o aprendizado com as postagens dos demais estudantes. A análise dos dados coletados leva a indícios de que o produto educacional elaborado por essa pesquisa proporcionou uma sequência de atividades para aulas de entomologia possíveis de serem aplicadas em outros contextos, levando a inclusão de tecnologias digitais ao contexto educacional, assim a inserção de novas práticas com a participação de recursos de tecnologia digital podem ser inseridos nos contextos educacionais e trazer benefícios ao processo de aprendizagem.

This work presents a qualitative research in the form of a pedagogical intervention in which the Edmodo Virtual Learning Environment (VLE) was used to develop activities on insects, fundamental organisms for the maintenance of ecological balance. Among the activities developed, the construction of a virtual insectary stands out for leading students to register the presence of insects in the environment and, when posting on AVA, create an entomological collection in the virtual space. The intervention was carried out with students from IFFluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana in the discipline of Agriculture I of the first year of the Agriculture I Technician course. The main objective of the research was to investigate the contributions of a didactic sequence supported by AVA Edmodo for teaching the Insect Class with students of the Agricultural Technician course. In the course of the research the educational product was applied in the form of a didactic sequence together with the teacher of the discipline in question, in which students were led to study the main aspects of insects such as: their habits, presence of exoskeleton, division of the body, type of development, food, division into orders, among others. The use of smartphones and AVA Edmodo helped the classes, bringing a technological experience as reinforcement of the studied contents and for the development of an entomological collection. The proposed activities are shown as an alternative to complement the study of the content in question. The didactic sequence is divided into eight stages, in which activities were separated so that the students could know the Edmodo Virtual Environment, having knowledge of its functions and thus the environment, and later to study the main characteristics of the insects and in the end they could build the Virtual insectary. Throughout the development of the research, there were positive reports of family involvement in the construction of the insectary, with dissemination of the knowledge discussed in class as well as learning from other students' posts. The analysis of the collected data leads to indications that the educational product elaborated by this research provides a sequence of activities for entomology classes that can be applied in other contexts, leading to the inclusion of digital technologies in the educational context, as well as the insertion of new practices. With the participation of digital technology resources can be inserted in the educational contexts and bring benefits to the learning process.

PDF document dissertação final Suély Gomes.pdf — Documento PDF, 3.52 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.