Ensino de Literatura na Cena Contemporânea: O Impresso, o Digital e seus Percursos Hipertextuais

por Alini Cardozo dos Santos Paravidini publicado 17/12/2019 19h03, última modificação 20/10/2023 16h34

Analice de Oliveira Martins (Orientadora)

Angellyne Moço Rangel (Coorientadora)

O ensino de Literatura no cenário contemporâneo evidencia o crescente interesse pelo emprego de novas estratégias frente ao modelo tradicional, no qual o professor tem por função primordial a transmissão do conhecimento, enquanto o aluno tende a assumir o papel de receptor de informações. Logo, assiste-se à ampliação da discussão sobre o uso de metodologias pautadas na dialogicidade, que integrem cotidiano do aluno e currículo escolar. Nesse contexto, incluem-se as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC), cuja aplicação visa à aproximação do fazer educativo à realidade discente, já que a escola deve adaptar-se à nova configuração solicitada pelos nativos digitais. Dentre as tecnologias disponíveis, destaca-se o hipertexto como um novo modo de organização textual, permitindo relações com outros textos e mídias. Tendo em vista esse contexto, foi desenvolvida, no âmbito de um curso preparatório para vestibulares e ENEM, que funciona no Instituto Federal Fluminense, uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo geral foi investigar de que modo o uso de hipertextos, em suportes digitais e não digitais, pode potencializar o ensino de Literatura. A pesquisa foi dividida em quatro fases: Fase exploratória, Fase Pré-campo, Experimentação do Produto Educacional e Análise de dados. Durante a fase exploratória, que ocorreu no ano de 2018, foram feitas pesquisas com os estudantes então matriculados no curso, de modo a embasar os procedimentos que seriam adotados nas fases seguintes. A fim de se definir o conteúdo da apostila, material didático desenvolvido como produto educacional, realizou-se uma pesquisa exploratória durante a qual foram analisadas questões de Literatura do ENEM dos cinco anos anteriores. Identificou-se que o tema mais recorrente nas questões era o Modernismo Brasileiro, sendo este escolhido como o conteúdo da apostila. Na fase pré-campo, foi feita uma pesquisa bibliográfica a fim de se buscarem obras e trabalhos acadêmicos que apresentassem temática semelhante à pesquisa descrita neste trabalho de dissertação. Após o período de revisão bibliográfica, desenvolveu-se o produto educacional: uma apostila impressa e com recursos de hipertextualidade. A fase de experimentação compreendeu a aplicação de um questionário aos alunos matriculados no curso no ano de 2019, a fim de se conhecer a realidade dos estudantes quanto ao uso TDIC e quanto à dinâmica das aulas de literatura nas escolas em que cursam o Ensino Médio. Também foi aplicado um simulado inicial com o objetivo de reconhecer os conhecimentos prévios dos discentes acerca do Modernismo Brasileiro. A experimentação do produto se desenvolveu em sete encontros, durante os quais utilizou-se um diário de bordo para se registrarem as observações feitas pela pesquisadora. A sequência de aulas foi finalizada com a aplicação de outro simulado e de um questionário final. A partir da análise dos dados coletados, pode-se perceber que houve melhorias significativas nos resultados obtidos pelos estudantes no simulado aplicado posteriormente à sequência de aulas quando comparados aos resultados obtidos no simulado inicial, sendo possível, a partir do uso de hipertextos, auxiliá-los no desenvolvimento de habilidades da área de Linguagens e Códigos. Além disso, foi possível, com esta pesquisa, convergir diferentes campos e formas de aprender e ensinar, fazendo da sala de aula um ambiente contextualizado, de interação, que envolve práticas inovadoras e integra tecnologia e cotidiano. Espera-se, com os resultados obtidos e a partir da disponibilização do produto educacional, contribuir, de forma teórica e prática, com o ensino de Literatura no contexto tecnológico.

The teaching of literature in the contemporary outlook shows the growing interest in the use of new strategies against the traditional model, in which the teacher has the primary function of transmitting knowledge, while the student tends to assume the role of information receiver. Thus, there is a increasing discussion on the use of methodologies based on dialogicity, which integrate student's daily life and school curriculum. In this context, we include the Digital Information and Communication Technologies (DICT), whose application aims to bring the educational practice closer to the student reality, since the school must adapt to the new configuration requested by the digital natives. Among the available Technologies, we have the hypertext as a new mode of textual organization, allowing relation with other texts and media. Given this context, a qualitative research was developed, with students of a preparatory course for university entrance exams and ENEM, which works at the Fluminense Federal Institute, whose general objective was to investigate how the use of hypertext, in digital and non-digital media, can enhance the teaching of literature. The research was separated into four phases: Exploratory Phase, Pre-Field Phase, Educational Product Experimentation and Data Analysis. During the exploratory phase, which took place in 2018, a research was developed with the students that were enrolled in the course, in order to base the procedures that would be adopted in the following phases. In order to define the content of the booklet, didactic material developed as an educational product, an exploratory research was carried out during which ENEM Literature issues from the previous five years were analyzed. It was identified that the most recurring theme in the questions was Brazilian Modernism, which was chosen as the content of the workbook. In the pre-field phase, a bibliographic research was made in order to search works and academic works that presented the theme similar to the research described in this dissertation. After the period of bibliographic review, the educational product was developed: a printed book with hypertextuality resources. The trial period comprised the application of a questionnaire to students enrolled in the course in 2019, in order to know the reality of students regarding the use of TDIC and the dynamics of literature classes in the schools where they attend high school. An initial simulation was also applied in order to recognize the students' previous knowledge about Brazilian Modernism. The product experimentation was developed in seven meetings, during which a logbook was used to record the observations made by the researcher. The sequence of classes was concluded with the application of another simulated and a final questionnaire. From the analysis of the collected data, it can be noticed that there were significant improvements in the results obtained by the students in the simulated applied after the sequence of classes when compared to the results obtained in the initial simulated, being possible, from the use of hypertext, assist them in the development of language and code skills. Besides, it was possible, with this research, to converge different fields and ways of learning and teaching, making the classroom a contextualized environment of interaction, involving innovative practices and integrating technology and daily life. It is expected, with the results obtained and from the availability of the educational product, contribute, theoretically and practically, with the teaching of literature in the technological context.

PDF document Dissertacao Alini Cardozo dos Santos Paravidini.pdf — Documento PDF, 2.60 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.