ENSINO E APRENDIZAGEM DE PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA PROPOSTA BASEADA NA PROBLEMATIZAÇÃO, NOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DIGITAIS E NO MUNDO DO TRABALHO

por JAQUELINE DIAS DA SILVA publicado 03/02/2021 15h05, última modificação 20/10/2023 16h34

Valéria de Souza Marcelino

A reflexão acerca da prática pedagógica dos profissionais da área educacional é uma
questão primordial para a qualidade do ensino e para o desenvolvimento de sujeitos críticos,
reflexivos e ativos, capazes de relacionar saberes e contextos. A investigação com uso de
abordagem problematizadora e tecnologias digitais articuladas às competências da Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) podem contribuir para a compreensão do mundo do
trabalho por meio do ensino de produção textual. Nesse contexto o presente trabalho tem por
objetivo geral investigar como uma proposta didática com uso de aprendizagem baseada em
problemas e tecnologias digitais articuladas às competências da BNCC pode contribuir para a
compreensão do mundo do trabalho por meio do ensino de produção textual na 2a série do
Ensino Médio noturno de uma escola pública estadual. A disseminação mundial do novo
coronavírus, causador da COVID-19, provocou tomada de decisões emergenciais nas mais
variadas esferas governamentais em todo Brasil. Na área da Educação, a suspensão das aulas
presenciais impulsionou a adoção do ensino remoto emergencial como forma de minimização
os efeitos nocivos da interrupção das atividades escolares. Sendo assim, o objetivo geral foi
adaptado à nova realidade para realização da investigação em dois momentos – aula
presencial e aula remota, sendo adaptado para: investigar como uma proposta didática com
uso de aprendizagem baseada em problemas e tecnologias digitais articuladas às competências
da BNCC pode contribuir para a compreensão do mundo do trabalho por meio do ensino de
produção textual na 2a série do Ensino Médio noturno de uma escola pública estadual em dois
momentos: aulas presenciais e aulas remotas. Para a pesquisa, de natureza qualitativa, foi
necessário o levantamento da situação socioeconômica dos participantes e de suas famílias,
caminho que constatou a necessidade da conquista de emprego formal. Foram realizadas
leitura e análise da BNCC para levantamento de habilidades e competências que estivessem
relacionadas à adoção de metodologias ativas, especificamente a Aprendizagem Baseada em
Problemas (ABP), com base em Estudo de Caso (EC) e uso recursos digitais em sala de aula.
O desenvolvimento experimentação educacional ocorreu por meio de pesquisa-ação
educacional no primeiro semestre do ano de 2020. Foram observadas as etapas cíclicas da
pesquisa-ação, promovidas inicialmente em 04 encontros presenciais de 45 minutos e, após
suspensão das aulas presenciais, por volta de 02 meses na modalidade remota através da
plataforma Google Classroom e aplicativo WhatsApp. Referente à percepção dos alunos
foram coletados dados por meio de observação participante, diário de campo, atividades
realizadas, questionários semiestruturados. As produções dos alunos foram analisadas de
acordo com a perspectiva do Currículo Mínimo e BNCC, validando suas condições sociais de
produção e de existência. Utilizou-se a metodologia de Análise de Conteúdo para análise dos
materiais coletados/gerados que possibilitou destacar pontos positivos da adoção da ABP com
recursos tecnológicos digitais. Durante as aulas presenciais os estudantes manifestaram
entusiasmo pelo tema proposto bem como as possibilidades de uso do Google Drive. A
maioria dos estudantes manifestou desinteresse para participação nas aulas remotas. A
drástica mudança na rotina cotidiana, a dificuldade de acesso à internet, a redução e até
mesmo a interrupção da renda familiar, constituem-se em fatores que podem ter contribuído
para baixa adesão ao modelo de aulas online. Os resultados foram analisados com base no
aporte teórico e sinalizaram que a implementação da SD contribuiu para aprimoramento do
conhecimento dos participantes e possibilidade de uso de materiais para ensino remoto.

The reflection on the pedagogical practice of educational professionals imposes the challenge
of providing an Education in line with its time and contextualized with the current demands of
society. Research using a problematizing approach and digital technologies linked to the
competencies of the National Common Curricular Basis (BNCC) can contribute to the
understanding of the world of work through the teaching of textual production. In this context,
the present work has the general objective of investigating how a didactic proposal with the
use of learning based on problems and digital technologies articulated to the BNCC
competences can contribute to the understanding of the world of work through the teaching of
textual production to the 2 nd grade of night High School at a state public school. The
worldwide dissemination of the new coronavirus, which caused Covid-19, brought about
emergency decision making in most varied governmental levels throughout Brazil. In the
Education area, the blocking of (face-to-face) classes (in school) led to the adoption of
emergency remote education with the purpose to make the effects of interrupting school
activities less harmful. Thus, the general objective was adapted to the new reality by carrying
out the survey in two moments – in-classroom and remote classroom. For the qualitative
nature of the survey, it was necessary to investigate the socioeconomic situation of the
participants and their families, what led us to the conclusion of their necessity to have formal
employments. Reading and analysis of the BNCC was carried out to survey the skills and
competences that were related to the adoption of active methodologies, specifically Problem
Based Learning (PBL), based on Case Study (CE) and the use of digital resources in the
classroom. The development of educational experimentation occurred through educational
action research in the first semester of 2020. The cyclical stages of action research were
observed, initially in 04 in-school classes, of 45 minutes each, and, after the blocking, around
2 months in remote mode, through the Google Classroom platform, and WhatsApp
application. Regarding the perception of the students, data were collected through
observation, field diary, activities carried out and semi-structured questionnaires. The
students` productions were analyzed according to the perspective of the Minimum Curriculum
and BNCC, validating their social conditions of production and life. The Content Analysis
methodology was used to analyze the collected/generated materials, which made it possible to
highlight positive aspects in the adoption of PBL with digital resources. During the face-to-
face classes, the students showed enthusiasm for the proposed thee as well as the possibilities
of using Google Drive. Most students showed lack of interest in participating in remote
classes. The drastic change in the daily routine, the difficulty of accessing the Internet, the
reduction and even the interruption of the family income are factors that may have contributed
to the low adherence to the model of online classes. The results were analyzed based on the
theoretical contribution and signaled that the implementation of the SD contributed to
improve the participants` knowledge and the possibility of using materials for remote
teaching

PDF document JAQUELINE DIAS DA SILVA.pdf — Documento PDF, 4.64 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.