FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE PARA O USO PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: O CURSO DE PEDAGOGIA EM PERSPECTIVA

por Jéssica Raquel Pereira Ribeiro publicado 13/02/2020 15h23, última modificação 20/10/2023 16h34

Orientadora: Dra. Angellyne Moço Rangel
Coorientadora: Dra. Gilmara Teixeira Barcelos

Em virtude das mudanças na sociedade atual, em especial das que dizem respeito às
tecnologias, novas demandas são apresentadas à educação. Desse modo, assiste-se à
ampliação da discussão sobre a formação docente, no sentido de se considerar o
desenvolvimento de competências para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e
Comunicação (TDIC) como instrumentos mediadores da aprendizagem. A presente pesquisa,
de abordagem qualitativa, insere-se nesse contexto, tendo como objetivo principal analisar a
formação docente do Curso de Licenciatura em Pedagogia de um Instituto Superior de
Educação, tendo em vista as TDIC como temática (abordagem das TDIC no decorrer da
formação dos licenciandos) e currículo (disciplinas, conteúdos ou componentes curriculares
que contemplam as TDIC). Sendo assim, a problemática de pesquisa que orientou o
desenvolvimento deste trabalho de investigação foi: de que forma o Curso de Licenciatura em
Pedagogia de um Instituto Superior de Educação (ISE) contempla, em sua estrutura formativa,
conteúdos e práticas relativas às TDIC enquanto instrumentos mediadores do processo de
ensino e aprendizagem? Primeiramente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para se
tomar conhecimento sobre a problemática da pesquisa, mapeando-se trabalhos realizados,
dentre artigos, dissertações e teses, além de resoluções e atos normativos afins.
Concomitantemente, foi realizada uma pesquisa exploratória com 51 licenciandos (2018) e
com a coordenação do Curso supracitado (2018 e 2019), além de uma pesquisa documental.
Na pesquisa exploratória, foram utilizados, como instrumentos de coleta de dados, o
questionário 1, entrevista semiestruturada, documentos institucionais e observação. A análise
dos dados sinalizou, sobretudo, que: i) o referido ISE possui carências quanto à infraestrutura
tecnológica, pois dispõe, por exemplo, de um quantitativo baixo de computadores e sem
acesso à internet; ii) os professores fazem uso de computador/notebook, datashow e TV nas
aulas, mas esses recursos são utilizados, majoritariamente, para ilustração/apresentação de
conteúdos e apresentação de trabalhos pelos alunos; iii) não há disciplina específica sobre o
uso pedagógico (nem técnico) das TDIC. A partir desses dados, desenvolveu-se uma pesquisa
do tipo intervenção pedagógica com os alunos do sétimo período da Licenciatura mencionada,
por meio da realização de um curso de curta duração na modalidade de Ensino Híbrido.
Houve um levantamento de dados com os participantes do curso de curta duração, por meio
do questionário 2 e da observação da pesquisadora. Os resultados apontaram que o objetivo
do curso de curta duração foi alcançado, tendo em vista a progressão dos alunos nos níveis de
competência digital, as avaliações das atividades realizadas e as percepções dos participantes
sobre o curso. A proposta pedagógica experimentada no curso constitui-se no produto
educacional desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias.
Espera-se que os resultados desta pesquisa propiciem reflexões sobre a formação oferecida no
Curso de Pedagogia do ISE investigado e contribua para a formação inicial dos discentes,
tendo em vista as demandas para o magistério oriundas da contemporaneidade.

Due to the changes in today's society, especially those related to technologies, new demands
are presented to education. Thus, there is a broadening of the discussion on teacher training,
in order to consider the development of skills for the use of Digital Information and
Communication Technologies (DICT) as learning mediators instruments. This research, with
a qualitative approach, is part of this context, having as its main objective to analyze the
teaching formation of the Degree in Pedagogy of an Institute of Higher Education, in view of
as a theme (DICT approach through the course) and curriculum (subjects, content or
curriculum components that include DICT). Therefore the research problem that guided the
development of this research was: how the Degree in Pedagogy of an Institute of Higher
Education (IHE) contemplates, in its formative structure, contents and practices related to
DICT as mediator instruments of the teaching and learning process? Firstly, a bibliographic
research was conducted to learn the research problem, surveying works performed, among
articles, dissertations and theses, as well as resolutions and related normative acts.
Concomitantly, an exploratory research was conducted with 51 undergraduates (2018) and the
coordination of the mentioned Course (2018 and 2019), besides a documentary research. In
the exploratory research, questionnaire 1, semi-structured interview, institutional documents
and observation were used as data collection instruments. The analysis of the data indicated,
mainly, that: i) the referred IHE has deficiencies in the technological infrastructure, as it has,
for example, a low number of computers and no internet access; ii) teachers make use of
computer / notebook, datashow and TV in class, but these resources are mostly used for
illustration / presentation of content and presentation of works by students; iii) there is no
specific subject on the pedagogical (or technical) use of DICT. From these data, a pedagogical
intervention was developed with the students of the seventh period of the mentioned
Bachelor, through the accomplishment of a short course in the Hybrid Teaching modality.
There was a data collection with the participants of the short course, through the questionnaire
2 and the observation of the researcher. The results showed that the objective of the short
course was achieved, considering the progression of the students in the digital competence
levels, the evaluations of the activities performed and participants' perceptions about the
course. The pedagogical proposal tried in the course is the educational product developed
under the Professional Master in Teaching and its Technologies. It is expected that the results
of this research provide reflections on the training offered in Pedagogy Course of the IHE
investigated and contribute to the initial formation of students, in view of the demands for
teaching coming from contemporary times.

PDF document Dissertação Jéssica.pdf — Documento PDF, 2.64 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.