O Uso de Mapas Digitais como Ferramentas Pedagógicas no Ensino Da Geografia: Práticas e Percepções de Licenciandos em Pedagogia

por Raphael Barros de Sousa Neto publicado 19/12/2019 15h24, última modificação 20/10/2023 16h34

Orientadora: Dra. Angellyne Moço Rangel

Coorientadora: Dra. Analice de Oliveira Martins

Tendo em vista a realidade de parte significativa dos estudantes, imersos em um contexto permeado pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), o presente trabalho discute a utilização dessas tecnologias, em especial os mapas digitais, enquanto ferramentas de apoio à mediação pedagógica, considerando-se estratégias no contexto do ensino e da aprendizagem de Geografia, no âmbito da formação inicial de professores. Tendo um Instituto Superior de Ensino de Campos dos Goytacazes como campo de pesquisa, o objetivo deste estudo consiste em analisar as percepções dos licenciandos em Pedagogia quanto ao uso de mapas digitais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EF) para o desenvolvimento do conhecimento sobre o espaço de vivência. Para tanto, a análise teórico-conceitual se deu no campo da Geografia, enquanto ciência e componente curricular; dos mapas enquanto representação do espaço geográfico; e do apoio das TDIC no ensino, notadamente de Geografia, envolvendo mapas. Foi realizada uma pesquisa qualitativa envolvendo como instrumentos de coleta de dados: a busca por trabalhos relacionados, a observação do espaço institucional, a aplicação de um questionário e a realização de um grupo focal, envolvendo estudantes do 4o período de Licenciatura em Pedagogia. Como produto resultante desta pesquisa, foi produzido um mapa digital do município de Campos dos Goytacazes, disponibilizado na forma de um website, que fornece informações sobre os distritos e elementos da paisagem, em seus aspectos demográficos, históricos, culturais, naturais e socioeconômicos. Os resultados apontaram para o interesse dos participantes da pesquisa pela utilização das TDIC e o reconhecimento da sua relevância para a emergência de novas perspectivas metodológicas que possam potencializar o desenvolvimento dos educandos, especialmente no que se refere ao campo de saber da Geografia, reforçando o conhecimento sobre seu espaço de vivência.

Considering the reality of a significant part of students, immersed in a context permeated by Digital Information and Communication Technologies (DICT), the present work discusses the use of these technologies, especially digital maps, as tools to support pedagogical mediation, considering strategies in the context of teaching and learning Geography, in the context of initial teacher education. Having a Higher Education Institute of Campos dos Goytacazes as a research field, the objective of this study is to analyze the perceptions of undergraduates in Pedagogy regarding the use of digital maps in the Early Years of Elementary School (EF) for the development of knowledge about the living space. Therefore, the theoretical-conceptual analysis took place in the field of Geography, as a science and curriculum component; of maps as a representation of geographical space; and the support of DICT in teaching, notably Geography, involving maps. A qualitative research was carried out involving as instruments of data collection: the search for related works, the observation of the institutional space, the application of a questionnaire and the realization of a focus group, involving students of the 4th period of Degree in Pedagogy. As a result of this research, a digital map of the city of Campos dos Goytacazes was produced, made available as a website, which provides information on districts and landscape elements in their demographic, historical, cultural, natural and socioeconomic aspects. The results pointed to the interest of the research participants for the use of DICT and the recognition of their relevance to the emergence of new methodological perspectives that may enhance the students' development, especially with regard to the field of Geography knowledge, reinforcing knowledge about your living space. 

PDF document 9B-Dissert-03dez19-VersãoFinal-merged (1).pdf — Documento PDF, 3.17 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.