O uso de mapas digitais como ferramentas pedagógicas no ensino da Geografia: práticas e percepções de licenciandos em Pedagogia

por Raphael Barros de Sousa Neto publicado 02/03/2020 15h46, última modificação 20/10/2023 16h34

Orientadora: Dra. Angellyne Moço Rangel
Coorientadora: Dra. Analice de Oliveira Martins

Tendo em vista a realidade de parte significativa dos estudantes, imersos em um contexto
permeado pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), o presente
trabalho discute a utilização dessas tecnologias, em especial os mapas digitais, enquanto
ferramentas de apoio à mediação pedagógica, considerando-se estratégias no contexto do
ensino e da aprendizagem de Geografia, no âmbito da formação inicial de professores. Tendo
um Instituto Superior de Ensino de Campos dos Goytacazes como campo de pesquisa, o
objetivo deste estudo consiste em analisar as percepções dos licenciandos em Pedagogia
quanto ao uso de mapas digitais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EF) para o
desenvolvimento do conhecimento sobre o espaço de vivência. Para tanto, a análise teórico-
conceitual se deu no campo da Geografia, enquanto ciência e componente curricular; dos
mapas enquanto representação do espaço geográfico; e do apoio das TDIC no ensino,
notadamente de Geografia, envolvendo mapas. Foi realizada uma pesquisa qualitativa
envolvendo como instrumentos de coleta de dados: a busca por trabalhos relacionados, a
observação do espaço institucional, a aplicação de um questionário e a realização de um grupo
focal, envolvendo estudantes do 4o período de Licenciatura em Pedagogia. Como produto
resultante desta pesquisa, foi produzido um mapa digital do município de Campos dos
Goytacazes, disponibilizado na forma de um website, que fornece informações sobre os
distritos e elementos da paisagem, em seus aspectos demográficos, históricos, culturais,
naturais e socioeconômicos. Os resultados apontaram para o interesse dos participantes da
pesquisa pela utilização das TDIC e o reconhecimento da sua relevância para a emergência de
novas perspectivas metodológicas que possam potencializar o desenvolvimento dos
educandos, especialmente no que se refere ao campo de saber da Geografia, reforçando o
conhecimento sobre seu espaço de vivência.

Considering the reality of a significant part of students, immersed in a context permeated by
Digital Information and Communication Technologies (DICT), the present work discusses the
use of these technologies, especially digital maps, as tools to support pedagogical mediation,
considering strategies in the context of teaching and learning Geography, in the context of
initial teacher education. Having a Higher Education Institute of Campos dos Goytacazes as a
research field, the objective of this study is to analyze the perceptions of undergraduates in
Pedagogy regarding the use of digital maps in the Early Years of Elementary School (EF) for
the development of knowledge about the living space. Therefore, the theoretical-conceptual
analysis took place in the field of Geography, as a science and curriculum component; of
maps as a representation of geographical space; and the support of DICT in teaching, notably
Geography, involving maps. A qualitative research was carried out involving as instruments
of data collection: the search for related works, the observation of the institutional space, the
application of a questionnaire and the realization of a focus group, involving students of the
4th period of Degree in Pedagogy. As a result of this research, a digital map of the city of
Campos dos Goytacazes was produced, made available as a website, which provides
information on districts and landscape elements in their demographic, historical, cultural,
natural and socioeconomic aspects. The results pointed to the interest of the research
participants for the use of DICT and the recognition of their relevance to the emergence of
new methodological perspectives that may enhance the students' development, especially with
regard to the field of Geography knowledge, reinforcing knowledge about your living space.

PDF document 9B-Dissert-03dez19-VersãoFinal-Raphael.pdf — Documento PDF, 3.17 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.