SALA DE AULA INVERTIDA E A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS GEOGRÁFICOS: UMA PROPOSTA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

por Angelina Barros Mota Arêas publicado 28/03/2020 09h20, última modificação 20/10/2023 16h34

Andre Fernando Uebe Mansur

Como alternativa para tornar o processo educativo mais dinâmico e incentivar o protagonismo
juvenil, utilizou-se a Sala de Aula Invertida, abordagem educacional baseada em
metodologias ativas em que os alunos estudaram os conteúdos previamente e o tempo das
aulas foi usado para resolver desafios e elaborar projetos. Para estimular a proatividade, a
autonomia e a criatividade dos estudantes, destacaram-se suas experiências cotidianas, as
quais foram associadas aos conhecimentos científicos. Nesse sentido, por considerar o
aprendizado um processo coletivo e interativo, a presente pesquisa fundamentou-se na teoria
sociointeracionista e utilizou o potencial pedagógico das Tecnologias Digitais de Informação
e Comunicação (TDIC) enquanto pressupostos para a implementação da Sala de Aula
Invertida. Partindo do objetivo de investigar se a inversão da sala de aula, associada as TDIC
e à teoria sociointeracionista, contribui para a construção de conhecimentos geográficos de
alunos do 8o ano do Ensino Fundamental II, utilizou-se a intervenção pedagógica como
método de investigação de uma pesquisa de caráter qualitativo. Para a coleta de dados, foram
usados questionários, atividades experimentais de demonstração e notas de campo. A fim de
planejar as ações desenvolvidas durante a inversão da sala de aula, elaboraram-se sequências
didáticas com atividades presenciais e tarefas para serem respondidas antes das aulas; e para
auxiliar o estudo prévio dos conteúdos, elaboraram-se recursos pedagógicos digitais,
chamados Objetos de Aprendizagem (OA). Tais materiais constituíram-se enquanto produtos
educacionais dessa pesquisa e abordaram os conceitos de região e de regionalização, bem
como a Regionalização em países capitalistas e países socialistas. Nesse contexto, a
implementação da abordagem educacional em questão ocorreu em uma escola pública
estadual, localizada em Conceição de Macabu, situada na região Norte fluminense. De modo
geral, os dados coletados foram analisados à luz dos referenciais teóricos, bem como por meio
da Análise de Conteúdos (AC) e revelaram que a implementação da Sala de Aula Invertida,
associada ao sociointeracionismo e a TDIC, demonstrou-se exitosa, pois houve indícios de
construção de conhecimentos geográficos pelos alunos, que apresentaram definições
conceituais abrangentes ao longo da aplicação da abordagem educacional em questão. Os
dados também revelaram que os OA e os processos de mediação e de interação desenvolvidos
ao longo deste processo foram fundamentais para a aprendizagem dos alunos, auxiliando na
compreensão dos conteúdos. A avaliação da Sala de Aula Invertida pelos alunos indicou a
satisfação destes com a proposta e com as atividades e os recursos pedagógicos digitais
utilizados. Quanto aos desafios encontrados durante a inversão da sala de aula, destacaram-se
a produção de recursos pedagógicos digitais, bem como a falta de autonomia de alguns
alunos, que ainda não possuem o costume de estudar os conteúdos previamente.

Flipped Classroom is an educational approach based on active methodologies that promotes
more dynamic educational process and also encourage students protagonism. In this case, the
students previously get int touch to the study contents in the way that the classroom meetings
are used to solve challenges and develop projects. To stimulate the proactivity, autonomy and
creativity of the students, their daily experiences stood out, which were associated with
scientific knowledge. In this sense, considering learning as a collective and interactive
process, this research was based on social-interactionism theory. The assumptions of Digital
Information and Communication Technologies (TDIC) pedagogical potential as also Flipped
Classroom and socio-interactionist theory scaffolded the research’s goal of contributes to the
construction of geographic knowledge of 8th graders of Elementary School II. Pedagogical
intervention was adopted as research method of qualitative research. For data collection,
questionnaires, experimental demonstration activities and field notes were used. Didactic

sequences were planned in order to flipped classroom implementation. As example face-to-
face activities and tasks answered before classes. Digital pedagogical resources (Learning

Objects – LO) were developed in order to assist the previous study of the contents by the
students. These materials were constituted as educational products of this research and
addressed the concepts of region and regionalisation (considering the concept in capitalist
countries and also socialist). The research was developed in a state public school, located in
Conceição de Macabú, a municipality in the Northern region of Rio de Janeiro state in Brazil.
The collected data were analysed under the of theoretical references, as well as through
Content Analysis (CA) approach, revealing that the implementation of the Flipped Classroom,
associated with social-interactionism and TDIC aimed successful results, since were found
evidence of building geographic knowledge by students, who presented comprehensive
conceptual definitions throughout the application of the educational approach in question. The
data also revealed that the presence of LO also mediation and interaction processes developed
throughout this process were fundamental for the learning and understanding of the contents
by the students. The Flipped Classroom approach assessment made by the students indicated
their satisfaction with the proposal and with the digital pedagogical activities also adopted
resources. Some highlighted challenges from the Flipped Classroom implementing are the
production of digital pedagogical resources, the lack of autonomy of some students not yet
confident to student-centred learning pedagogical approaches.

PDF document Dissertação Angelina Barros Mota Arêas.pdf — Documento PDF, 6.22 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.