Sequência didática para o ensino de Biologia: uso pedagógico de smartphones em uma proposta baseada na metodologia dos três momentos pedagógicos

por Marcelle de Oliveira Manhães publicado 29/10/2019 11h48, última modificação 20/10/2023 16h34

Orientador: Silvia Cristina Freitas Batista
Coorientador: Valéria de Souza Marcelino

A popularização dos smartphones viabiliza o desenvolvimento de práticas pedagógicas com apoio de aplicativos, no espaço escolar, a partir dos equipamentos dos próprios alunos. Em particular, nas aulas de Biologia sobre Anatomia Humana, aplicativos para dispositivos móveis podem proporcionar visualizações que oferecem muito mais detalhes do que imagens estáticas. No entanto, sem uma proposta metodológica adequada, o uso deste recurso didático pode não trazer contribuições significativas. Nessa perspectiva, defende-se a importância de metodologias ativas, nas quais os estudantes estão no centro do seu processo de aprendizagem. Dentre estas, destaca-se, neste trabalho, a metodologia problematizadora dos Três Momentos Pedagógicos, fundamentada nas ideias de Paulo Freire, cujos momentos são: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Nesse contexto, a pesquisa teve por objetivo investigar as contribuições de uma sequência didática, baseada na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos e apoiada no uso de smartphones, para o processo de ensino e aprendizagem dos sistemas respiratório, circulatório e endócrino, em aulas de Biologia do Ensino Médio. Esses sistemas foram selecionados por terem sido identificados, em um levantamento exploratório com alunos da 3a série do Ensino Médio de um Colégio Estadual do Rio de Janeiro, como os mais difíceis de serem compreendidos. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, caracterizada como uma intervenção pedagógica. Para tanto, inicialmente, ocorreu o levantamento e a seleção de aplicativos para estudo de Anatomia Humana. Em seguida, a sequência didática e os instrumentos de coleta de dados foram elaborados. Todo o material elaborado/selecionado para o desenvolvimento da sequência didática foi submetido a um teste exploratório com licenciandos em Ciências da Natureza – Biologia, para identificação de possíveis ajustes. O referido teste indicou a adequação do material, com sugestões de poucas alterações. Posteriormente, ocorreu a implementação da sequência didática, estruturada em 16 horas/aula, que foi experimentada com duas turmas de 2a série de Ensino Médio do mesmo Colégio Estadual no qual foi realizado o levantamento exploratório. Os dados foram coletados por meio de questionários, observação e pré e pós-teste. A análise dos dados coletados por observação foi realizada com base no aporte teórico adotado e sinalizou que a sequência contribuiu para despertar a curiosidade e estimular a participação dos alunos nas aulas, motivando-os. As produções escritas dos participantes nos questionários e nos testes foram analisadas de acordo com a metodologia Análise de Conteúdo. A comparação dos resultados obtidos nos testes permitiu observar que os alunos aprimoraram suas concepções acerca dos conceitos científicos, indicando melhor entendimento do assunto abordado. Em relação às respostas do questionário final, estas sinalizaram a satisfação dos estudantes com a sequência didática. O produto educacional dessa pesquisa é a sequência didática elaborada e experimentada com alunos do Ensino Médio da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. O referido produto está disponibilizado em um Caderno de Apoio ao Professor, que apresenta um breve relato de sua experimentação, traz informações sobre as metodologias ativas, discute o potencial pedagógico dos smartphones e descreve as funcionalidades dos aplicativos selecionados.

The popularization of smartphones enables the development of pedagogical practices with the support of applications, in the school space, from the students' own devices. In particular, in Human Anatomy in Biology classes, mobile applications can provide visualizations that offer much more detail than still images. However, without an adequate methodological proposal, the use of this didactic resource may not bring significant contributions. From this perspective, the importance of active methodologies is defended, in which students are at the center of their learning process. Among these, we highlight in this work the problematizing methodology of the Three Pedagogical Moments, based on the ideas of Paulo Freire, whose moments are: initial problematization, organization of knowledge and application of knowledge. In this context, the research aimed to investigate the contributions of a Teaching Sequence, based on the methodology of the Three Pedagogical Moments and supported by the use of smartphones, for the process of teaching and learning the respiratory, circulatory and endocrine systems in Biology at High school classes. These systems were selected because they were identified as the most difficult to understand in an exploratory survey of high school students from a state college in Rio de Janeiro. The research had a qualitative
approach, characterized as a pedagogical intervention. To do so initially the survey and selection of applications for the study of Human Anatomy took place. Then the didactic sequence and data collection instruments were elaborated. All the material elaborated and selected for the development of the didactic sequence was submitted to an exploratory test with under graduating students of Natural Sciences (Biology) to identify possible adjustments.
This test indicated the adequacy of the material, with suggestions of few changes. Afterwards, the didactic sequence was implemented, structured in 16 hours/lesson, which was experimented with two high school classes from the same State College where the exploratory survey was carried out. Data were collected through questionnaires, observation and pre and post test. The analysis of the data collected by observation was performed based on the theoretical framework adopted and signaled that the sequence contributed to arouse curiosity and stimulate students' participation in classes, motivating them. The participants' written productions in the questionnaires and tests were analyzed according to the Content Analysis Methodology. The comparison of the results obtained in the tests allowed observing that the students improved their conceptions about the scientific concepts, indicating a better understanding of the approached subject. Regarding the answers of the final questionnaire, they signaled the students' satisfaction with the didactic sequence. The educational product of this research is the didactic sequence elaborated and experimented with high school students of the State School System of Rio de Janeiro. This product is available in a Teacher Support Notebook, which gives a brief account of their experimentation. It also provides information on active methodologies, discusses the pedagogical potential of smartphones and describes the functionality of the selected applications.

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