TECNOLOGIAS DIGITAIS ALIADAS À APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ADICIONAL

por Fernanda Soares Luz publicado 27/07/2020 19h42, última modificação 20/10/2023 16h34

Adelson Siqueira Carvalho

Por estarem cada vez mais presentes no contexto da educação escolar, as Tecnologias Digitais
aliadas às Metodologias Ativas de Ensino vêm apresentando-se como abordagens favoráveis
ao processo de ensino e aprendizagem. No ensino de uma língua adicional não é diferente, pois
a integração entre ambas pode promover diversos meios de interação e colaboração e fazer com
que o aprendiz se torne coautor do seu processo de aprendizagem. Assim sendo, este trabalho
apresenta uma pesquisa com uma abordagem qualitativa, caracterizada como intervenção
pedagógica, que teve como objetivo principal investigar de que maneira um produto
educacional, na forma de um curso de extensão em língua espanhola, pode tornar o processo de
ensino e aprendizagem mais ativo e colaborativo. As pesquisas bibliográfica e exploratória
realizadas nesta pesquisa embasaram a intervenção pedagógica realizada com estudantes
concluintes do último nível de espanhol oferecido pelo Centro de Línguas de um dos campi do
Instituto Federal Fluminense. O Edmodo foi utilizado como Ambiente Virtual de
Aprendizagem e nele foram disponibilizadas uma sequência didática, que norteou as ações
desenvolvidas pela professora pesquisadora, e uma WebQuest elaborada com o intuito de guiar
os participantes durante a pesquisa. Além do produto final, que visou a produção de uma
propaganda para a venda de um pacote turístico, os participantes realizaram seis tarefas que
exigiram, dentre outras, a produção de vídeos por meio de uma abordagem colaborativa e
sociointeracionista. As tarefas realizadas foram postadas no Edmodo e fomentaram interações
entre os participantes. Como instrumentos e técnicas de coleta de dados para esta pesquisa,
foram utilizados: dois questionários, observação, diário de campo, interações realizadas no
Edmodo e no espaço da sala de aula. Os dados obtidos por meio do questionário foram
analisados de acordo com a metodologia Análise de Conteúdo. Já a análise dos demais
instrumentos de coleta de dados foi realizada com base no aporte teórico adotado. A partir da
análise dos resultados pode-se inferir que a utilização de tecnologias digitais aliadas a práticas
colaborativas e ativas de ensino contribuiu para identificar evidências de melhoria no processo
de ensino e aprendizagem do espanhol como língua adicional.

As they are increasingly present in the setting of school education, Digital Technologies combined with Active Teaching Methodologies have been arised as positive approaches to the teaching and learning process. Teaching an additional language is no different, because the integration between them can promote different means of interaction and collaboration and make the learner become a co-author of their learning process. Thus this work presents a research with a qualitative approach, typified as a pedagogical intervention, whose main objective was to investigate how an educational product, in the form of an extension course in Spanish Language, can make the teaching and learning process more active and collaborative. The bibliographical and exploratory searches carried out in this research supported the pedagogical intervention carried out with graduating students of the last level of Spanish offered by the Language Center of one of the campus of Instituto Federal Fluminense. The Edmodo was used as a Virtual Learning Environment and it provided a didactic sequence, which led the actions developed by the researcher teacher, and a WebQuest elaborated with the goal of leading the participants during the research. Beside the final product, which aimed to produce an advertisement for the sale of a tour package, the participants performed six tasks that required, among other activities, the production of videos through a collaborative and socio- interactionist approach. The tasks performed were posted on Edmodo and fostered interactions between participants. Two questionnaires, observation, field diary and the interactions carried out in Edmodo and in the classroom space were used as instruments and techniques of data collection for this research, The data collected through the questionnaire were analyzed based on the Content Analysis methodology. The analysis of the other data collection instruments was carried out based on the adopted theoretical frame. From the analysis of the results, it may be inferred that the use of digital Technologies associated to collaborative and active teaching practices contributed to identify evidences of improvement in the teaching and learning process of Spanish as an additional language.

PDF document Dissertação_final_fernandaluz.pdf — Documento PDF, 4.41 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.