Uso pedagógico das Tecnologias Digitais: um curso de Formação Continuada para professores do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Campos dos Goytacazes

por Luciana Gonçalves de Oliveira publicado 19/12/2019 15h56, última modificação 20/10/2023 16h34

Orientadora: Dra. Valéria de Souza Marcelino
Coorientador: Dr. Breno Fabrício Terra Azevedo

O presente trabalho tem como finalidade apresentar o desenvolvimento, embasamento teórico e os resultados de uma pesquisa do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias, no âmbito da formação docente para uso das tecnologias digitais no contexto pedagógico, reconhecendo as transformações que o avanço tecnológico tem provocado nas formas de comunicação e disseminação das informações e, consequentemente, nas formas de ensinar e aprender. Dessa forma, a partir das indagações acerca das práticas pedagógicas no referido contexto, tem-se a seguinte questão de pesquisa: Como um curso de formação continuada para docentes do Ensino Fundamental pode contribuir para a apropriação das tecnologias digitais de forma pedagógica? Para tanto, visando respondê-la, tem-se como objetivo geral: Contribuir, por meio do curso de formação continuada, para a adoção das tecnologias digitais de forma que estas sejam utilizadas como recursos dentro de uma proposta com fins pedagógicos. Assim, a partir da pesquisa-ação, delineou-se uma trajetória que perpassou pela identificação da questão-problema, organização e planejamento das ações e avaliação dessas. Com a elaboração e ministração do curso de formação continuada para a adoção das tecnologias digitais na sala de aula, buscou-se contribuir para a construção de uma proposta metodológica que incluísse os recursos tecnológicos aliados aos objetivos de aprendizagem, culminando num produto educacional, o qual reuniu as sequências didáticas, após análises, elaboradas pelos professores participantes, e a breve descrição do referido curso. Por meio do curso também foi possível a coleta dos dados textuais que foram posteriormente analisados pela Análise Textual Discursiva, os quais originaram os metatextos apresentados nesta pesquisa e que corroboraram para o reconhecimento, por parte dos professores
pesquisados, da relevância da formação docente continuada para o domínio dos procedimentos técnicos das tecnologias digitais, subsidiando a escolha mais crítica para a inserção dessas nas práticas de ensino. Assim, acreditando-se na importância das ações formativas, após a síntese dos estudos e trabalhos correlatos selecionados por meio da revisão sistemática da literatura, foi possível analisar e discutir os resultados que mostraram que o trabalho com a formação continuada é fundamental para o aprimoramento profissional e o desenvolvimento das habilidades necessárias para a adoção das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem, bem como devem considerar as expectativas e a realidade contextual docente para que surta efeito direto nas práticas pedagógicas e suas metodologias. 

This paper aims to present the development, theoretical background and results of a research of the Professional Master in Teaching and its Technologies, in the context of teacher training for the use of digital technologies in the pedagogical context, recognizing the transformations that technological advancement has caused. in the forms of communication and dissemination of information and, consequently, in the ways of teaching and learning. Thus, from the questions about pedagogical practices in this context, we have the following research question: How can a continuing education course for elementary school teachers contribute to the appropriation of digital technologies in a pedagogical way? Therefore, aiming to answer it, its general objective is: To contribute, through the continuing education course, to the adoption of digital technologies so that they are used as resources within a proposal for pedagogical purposes. Thus, based on action research, a trajectory was delineated that identified the problem question, the organization and planning of actions and their evaluation. With the elaboration and delivery of the continuing education course for the adoption of digital technologies in the classroom, we sought to contribute to the construction of a methodological proposal that included the technological resources allied to the learning objectives, culminating in an educational product, which gathered the didactic sequences, after analysis, elaborated by the participating teachers, and the brief description of the referred course. Through the course it was also possible to collect the textual data that were later analyzed by the Discursive Textual Analysis, which originated the metatext presented in this research and which corroborated the recognition by the researched teachers of the relevance of continuing teacher education for the teacher. mastery of the technical procedures of digital technologies, supporting the most critical choice for their insertion in teaching practices. Thus, believing in the importance of the formative actions, after the synthesis of the studies and related works selected through the systematic literature review, it was possible to analyze and discuss the results that showed that the work with the continuing education is fundamental for the professional improvement. and the development of the necessary skills
for the adoption of digital technologies in the teaching and learning process, as well as the expectations and the contextual reality of teachers to have a direct effect on pedagogical practices and their methodologies. 

PDF document INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE CAMPUS CAMPOS CENTRO.pdf — Documento PDF, 8.71 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.