Canções com Encadeamentos I-V7-I e i-V7-i em Estruturas Rítmicas Binária e Ternária

por Cristiano Matos de Oliveira publicado 01/06/2023 12h02, última modificação 20/10/2023 16h34

Suzana Macedo

Marcelo Rauta

A presente Sequência Didática (SD) é um Produto Educacional que foi experimentado com estudantes da disciplina Teclado, do Curso de Licenciatura em Música com Habilitação em Educação Musical, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). Essa SD é composta de um conjunto de atividades que têm como objetivo a aquisição, retenção e transferência das habilidades e competências instrumentais necessárias para a execução – em instrumento de teclas – de canções binárias e ternárias, harmonizadas com os encadeamentos I – V7 – I e i – V7 – i, em diferentes tonalidades, partindo das tonalidades maiores e menores de Dó e Fá. Essas atividades são ordenadas, estruturadas e articuladas de forma que todos os participantes conheçam seus princípios, meios e fins, alcançando assim seus objetivos pedagógicos (ZABALA, 1998). A proposta utiliza a Sala de Aula Invertida (SAI) como metodologia de ensino e aprendizagem. Nesse modelo de Ensino Híbrido os estudantes têm uma interação prévia com o conteúdo da aula de forma on-line, e o tempo destinado ao estudo individual é realizado junto com o professor (HORN; STAKER, 2015). APRESENTAÇÃO 03 Para isso, são produzidas apostilas, partituras e vídeos demonstrativos que, hospedados em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), oferecem aos estudantes uma interação inicial com os conteúdos teóricos e práticos a serem trabalhados na sala de aula e, posteriormente, servem como materiais de apoio durante seus estudos sem a supervisão de um professor. Poder consultar esses materiais sempre que necessário fornece aos estudantes maior controle sobre seu aprendizado (HORN; STAKER, 2015). Durante a experimentação dessa SD na disciplina Teclado, foi utilizado o AVA Google Classroom. Esse AVA foi escolhido por ser uma plataforma já conhecida dos estudantes do Curso de Licenciatura em Música do IFF. Porém, qualquer AVA que possibilite a hospedagem de mídias em diferentes formatos e comunicação assíncrona entre os participantes pode ser utilizado. Espera-se que esse material motive outros professores de música a utilizar o Ensino Híbrido em sua prática pedagógica.

Link Educapes

PDF document Produto_Educacional_Final_Cristiano.pdf — Documento PDF, 3.85 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.