Evolução: desconstruindo, construindo e reconstruindo conceitos.

por Magno Costa publicado 25/11/2022 14h16, última modificação 20/10/2023 16h34

Adelson Siqueira Carvalho

São muitas as dificuldades enfrentadas pelos professores e estudantes no processo de ensino e aprendizagem de Biologia Evolutiva. Isso decorre das concepções que os estudantes têm sobre o tema e da superficialidade com que o mesmo é abordado no ensino de Ciências. Tais concepções configuram modelos mentais que os estudantes têm sobre o tema e que foram construídos
a partir de suas vivências e experiências permeadas por aspectos sociais, históricos e culturais. Buscar uma abordagem dessa temática que valorize os modelos conceituais científicos, sem com isso depreciar questões religiosas e culturais é fundamental para se criar um ambiente dialógico e aprazível para a aprendizagem de Biologia Evolutiva em nossas salas de aula. Além disso, o uso de metodologias de ensino que promovem o pensar científico, o trabalho colaborativo e o protagonismo, associadas a tecnologias digitais podem, em muito, otimizar o processo de ensino e aprendizagem da temática.
para a ampliação de modelos mentais dos estudantes do Ensino Fundamental acerca da Biologia Evolutiva. Tal pesquisa é descrita na dissertação de Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias intitulada “Uma investigação do processo de ensino e aprendizagem em Biologia Evolutiva segundo a Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird”. O referido caderno digital é composto de uma discussão sobre o ensino de Biologia Evolutiva, um aporte teórico sobre a Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird e sobre a metodologia de ensino Sala de Aula Invertida, além da Sequência Didática sobre Biologia Evolutiva.
Assim, pretendemos proporcionar ao professor que deseje utilizar ou adaptar esta proposta pedagógica, uma visão holística do tema Biologia Evolutiva, que por sua vez facilite sua compreensão pelos estudantes.

Link no Educapes:

PDF document Produto_Educacional_MPET_Costa_Carvalho.pdf — Documento PDF, 35.39 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.