Depósito de pedido de patente de um tijolo de vedação ecológico, com design triangular, apto para reutilização e específico para redução de resíduos | Autor: Carlos Luciano Gomes Rebel

por Secretaria do PROFNIT publicado 11/11/2022 15h29, última modificação 20/10/2023 16h35

Prof. Dr. Manuel Antonio Molina Palma

Este projeto trata de preparar um pedido de patente de um tijolo de vedação ecológico com design triangular e encaixe com múltiplas amarrações em sua base e suas laterais, que evitará ou reduzirá o uso de argamassas ou cola de acordo com o projeto em parte de suas laterais, fazendo sua fixação por encaixe com o travamento final por vigas de concreto ou pré-moldadas. São tijolos que se complementam formando passagens robustas para tubulações elétricas, hidráulicas ou outras necessidades do projeto em linhas horizontais, verticais e transversais, com o objetivo de tornar os projetos mais limpos, sem a necessidade cortes nos tijolos. O presente projeto almeja a redução de resíduos em um futuro distante, pois edificações que necessitem ser demolidas e foram construídas com o tijolo deste projeto, possam ser desmontadas e reaproveitadas em um novo projeto. Trata-se de um tijolo de acabamento liso que pretende também, remover as etapas de chapisco, emboço e reboco reduzindo mão-de-obra e tempo. O projeto também visa colaborar com a AGENDA 2030 os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que tem como objetivo elevar o desenvolvimento do mundo e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas. Foram estabelecidos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com 169 metas a serem alcançadas por meio de uma ação conjunta que agrega diferentes níveis de governo, organizações, empresas e a sociedade como um todo nos âmbitos internacional e nacional e também local. Portanto o projeto pretende colaborar com o  objetivo, 11 (cidades e comunidades sustentáveis) e 12 (consumo e produção responsáveis).
Palavras-chaves: Ecológico; Encaixe; Montagem; Passagem.

This project is about preparing a patent application for an ecological sealing brick with a triangular design and fitting with multiple moorings on its base and sides, which will avoid or reduce the use of mortars or glue according to the project on part of its sides, making its fixing by fitting with the final locking by concrete or precast beams. They are bricks that complement each other forming robust passages for electrical, hydraulic or other project needs in horizontal, vertical and transversal lines, with the aim of making projects cleaner, without the need for cuts in the bricks. The present project aims to reduce waste in the distant future, as buildings that need to be demolished and were built with the brick of this project, can be dismantled and reused in a new project. It is a smooth finishing brick that also intends to remove the roughcast, plaster and plaster stages, reducing labor and time. The project also aims to collaborate with These Global Goals, also known as the Sustainable Development Goals (SDGs) which aims to elevate the world's development and improve the quality of life for all people. 17 Sustainable Development Goals (SDGs) were established with 169 goals to be achieved through a joint action that brings together different levels of government, organizations, companies and society as a whole at the international, national and also local levels. Therefore, the project intends to collaborate with the objective, 11 (sustainable cities and communities) and 12 (responsible consumption and production).
Keywords: Ecological; Fitting; Mounting; Ticket.

PDF document TCC - CARLOS LUCIANO GOMES REBEL.pdf — Documento PDF, 1.46 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.