Desenvolvimento de Proposta de Valor de um Dispositivo Portátil Detector de Glúten em Amostras de Alimentos | Autor: Leonardo Maciel Faísca

por PROFNIT IFF publicado 01/08/2023 12h04, última modificação 20/10/2023 16h35

Prof. Dr. Samuel Alex Coelho Campos

O consumo de alimentos que contêm as proteínas do glúten ocasiona reações adversas em indivíduos que apresentam as desordens relacionadas ao glúten, como a doença celíaca (DC). Assim, o tratamento para estes indivíduos consiste na exclusão do glúten de sua dieta diária. No entanto, estudos demonstram que exposições acidentais a este componente ocorrem devido a contaminação cruzada em serviços de alimentação e rotulagem inadequada de produtos industrializados. Desta forma, se alimentar em restaurantes, locais de trabalho, escolas ou até mesmo na própria casa oferecem um risco considerável de contaminação por glúten. Neste contexto, buscando promover o consumo seguro aos celíacos e indivíduos portadores de outras desordens relacionadas ao glúten, o presente trabalho propôs a criação de uma proposta de valor para um dispositivo eletrônico portátil que realize a análise bioquímica dos alimentos e sinalize quanto a presença do glúten, evitando o seu consumo involuntário. Como metodologia de criação da proposta de valor do produto foi realizada uma adaptação na metodologia de Portões proposta por Cooper (2008), referência no desenvolvimento de produtos inovadores. O presente estudo concluiu os Estágios 1 e 2 da metodologia de Portões, que definiu as características e funcionalidades do produto, além de realizar uma pesquisa com o público-alvo a fim de verificar as percepções dos mesmos em relação ao produto tecnológico proposto. A pesquisa validou a utilidade da proposta de valor criada, tornando apto o desenvolvimento de um protótipo do dispositivo em trabalhos futuros.
Palavras-chave: Desordens Relacionadas ao Glúten; Contaminação Cruzada; Dispositivo de Detecção de Glúten.

Consumption of foods that contain gluten proteins causes adverse reactions in individuals who have gluten-related disorders, such as celiac disease (CD). Thus, treatment for these individuals consists of excluding gluten from their daily diet. However, studies show that accidental exposures to this component occur due to cross-contamination in food services and inadequate labeling of industrialized products. In this way, if you eat in restaurants, workplaces, schools or even at home, there is a considerable risk of gluten contamination. In this context, seeking to promote safe consumption for celiacs and individuals with other gluten-related disorders, the present work proposed the creation of a value proposition for a portable electronic device, to be developed in Brazil, that performs the biochemical analysis of foods and signal the presence of gluten, avoiding its involuntary consumption. As a methodology for creating the product's value proposition, an adaptation was made to the Gates methodology proposed by Cooper (2008), a reference in the development of innovative products. The present study concluded Stages 1 and 2 of the Gates methodology, which defined the characteristics and functionalities of the product, in addition to conducting a survey with the target audience in order to verify their perceptions in relation to the proposed technological product. The research validated the usefulness of the value proposition created, making it possible to develop a prototype of the device in future works.
Key-words: Gluten Related Disorders; Cross Contamination; Gluten Detection; Device.

PDF document TCC - Leonardo Maciel.pdf — Documento PDF, 1.60 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.