Empreendendorismo Tecnológico: Proposta de Manual para Elaboração de Plano de Negócios para Startups | Autor: Thiago de Miranda Fernandes Ribeiro

por Secretaria do PROFNIT publicado 19/05/2022 09h07, última modificação 20/10/2023 16h35

Orientadora: Prof.ª Dr.ª Graciela Aparecida Profeta

Dentre outros fatores, o desenvolvimento do empreendedorismo tecnológico e inovação de um país estão diretamente ligados à sua capacidade de promover incentivo às startups de modo que as mesmas possam alavancar seus negócios e progredir. As startups por muitas vezes solucionam problemas nacionais através do uso da tecnologia provendo o bem-estar da população. Todavia, o estado brasileiro ainda deixa a desejar no campo do incentivo ao empreendedorismo tecnológico, inovação e desenvolvimento. Dessa forma no final do século XX e início do século XXI começou a ser elaborada uma estratégia para este cenário mudar com a criação dos Fundos Setoriais, ainda em 1999, passando pelo retorno das políticas industriais, como a Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE) e a Lei de Inovação, em 2004, até a programas como o Startup Brasil, em 2012 e o Inova Empresa, em 2013. Com isso, observou-se uma diversificação do espectro de mecanismos de apoio à inovação. Desse modo, com a criação destes programas, permitiu-se que startups buscassem financiamento público e privado com maior facilidade. Entretanto, verificou-se que, embora tenham sido criados programas de incentivo a startups, os empreendedores tecnológicos não possuíam conhecimento técnico em gestão de negócios, causando, por muitas vezes, a perda do financiamento. Assim, este trabalho teve como objetivo entender como encontra-se o mercado de startups no Brasil após a criação destes programas de incentivo e posteriormente criar um Manual para elaboração de plano de negócios para startups, para auxiliar os futuros empreendedores tecnológicos a planejar de forma correta a criação de seus empreendimentos de base tecnológico. Para isso utilizou-se a pesquisa qualitativa exploratória, com coleta de dados estruturados, de modo a se apresentar um retrato consolidado do mercado de startup no Brasil, além da pesquisa bibliográfica e documental. Concluiu-se que, apesar das relevantes startups brasileiras, poucas delas se desenvolvem e viram grandes empresas devido ao ambiente de negócios no país, que é desfavorável, burocratizado e custoso; e, a insuficiência de capital investido neste tipo de empresas. Neste sentido, o poder público e privado apesar de já ter criado alguns programas de incentivo às empresas nascentes, precisam criar mais formas de financiar essas empresas, pois a inovação acelera o crescimento de qualquer país. Além disso, os empreendedores tecnológicos devem se especializar mais na área de gestão de empresas e não apenas se desenvolver nas suas áreas tecnologia da informação, pois a maior parte dos investidores exigem a elaboração de um plano de negócios. Mesmo que a criação de um plano de negócios é etapa fundamental para a criação e sobrevivência das startups, no país, os empreendedores ainda apresentam resistência ao uso desse instrumento. Neste sentido, criou- se um Manual de elaboração de plano de negócios para startups, como mais uma ferramenta de incentivo ao nascimento e crescimento dessas empresas.
Palavras-chave: Startups; Inovação; Plano de negócios; Gestão de negócios.

Among other factors, the development of a country's technological entrepreneurship and innovation is directly linked to its ability to encourage startups so that they can leverage their businesses and progress. Startups often solve national problems through the use of technology providing the population's well-being. However, the Brazilian state still lacks in the field of encouraging technological entrepreneurship, innovation and development. Thus, at the end of the 20th century and beginning of the 21st century, a strategy began to be developed to change this scenario with the creation of the Sectoral Funds, still in 1999, through the return of industrial policies, such as the Industrial, Technological and Foreign Trade Policy (PITCE) and the Innovation Law, in 2004, to programs such as Startup Brasil, in 2012 and Inova Empresa, in 2013. As a result, there was a diversification in the spectrum of innovation support mechanisms. Thus, with the creation of these programs, it is common for startups to seek public and private financing more easily. However, it was found that, although programs to encourage startups were created, technological entrepreneurs did not have technical knowledge in business management, often causing the loss of funding. Thus, this work aimed to understand how the startup market is in Brazil after the creation of these incentive programs and later create a Manual for preparing a business plan for startups, to help future technological entrepreneurs to plan correctly the creation of their technology-based ventures. For this, an exploratory qualitative research is used, with structured data collection, in order to present a consolidatedportrait of the startup market in  Brazil, in addition to bibliographical and documentary research. It was concluded that, despite Brazilian startups, winning over them if they develop and become big companies due to the business environment in the country, which is unfavorable, bureaucratic and costly; and, the insufficiency of capital invested in this type of companies. In this sense, the public and private authorities, despite having already created some incentive programs for start-up companies, need to create more ways to finance these companies, as innovation accelerates the growth of any country. In addition, technological entrepreneurs should specialize more in the area of business management and not just develop in their areas of information technology, as most investors are preparing a business plan. Even though the creation of a business plan is a fundamental step for the creation and important of startups, in the country, entrepreneurs are still resistant to using this instrument. In this sense, a Manual for preparing a business plan for startups was created, as another tool to encourage the birth and growth of these companies.
Keywords: Startups; Innovation; Business plan; Business management.

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