Escritório de Projetos na Universidade Federal do Espírito Santo: O Papel do Núcleo de Inovação Tecnológica | Autor: José Carlos Fundão Farias

por PROFNIT/IFF publicado 13/04/2023 15h22, última modificação 20/10/2023 16h35

Profª. Drª. Juliana Gonçalves Vidigal

Com o contexto da retomada das políticas industriais e tecnológicas nos anos 2000, foi implementada a Lei da Inovação (Lei 10.973/2004), regulamentada pelo Decreto nº 5.563/2005, que teve como objetivo a promoção e flexibilização das regras de funcionamento das Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT’s) públicas para interação com o setor empresarial. Esta lei mereceu destaque por ter estabelecido medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica, visou a capacitação e a integração entre os centros de pesquisas e empresas. Em 2018, foi publicado o Decreto Federal nº 9.283, que regulamentou a Lei 13.243/2016, chamado de Marco Legal da Inovação, que aproximou ainda mais as ICT’s e setor produtivo, teve como agente intermediador desta relação o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). O NIT da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) foi criado´em 2008  através da Resolução nº 25/2008, com a missão de atuar na gestão da proprieadade intelectual, bem como zelar para o cumprimento da política de inovação, sendo denominado em 2019, Diretoria de Inovação Tecnológica (DIT). Entretanto, com a maior dimensão e demanda por serviços na área da inovação como um todo,houve a necessidade de entrelaçamento com outros atores da Universidade Federal do Espírito Santo. Diante do exposto, este trabalho teve como objetivo avaliar através da estruturação de um Escritório de Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão e Inovação, subordinado à Vice-Reitoria, ocorreu em 2019, como os diversos atores, em suas devidas áreas, se conectam de forma a interagirem no conhecimento e disseminação da inovação, seja na propriedade intelectual, seja nos ambientes de inovação. Especificamente sobre o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), em 2019, foi criado o Escritório de Apoio a Projetos de Inovação, onde a Diretoria de Inovação Tecnológica, atua como gestora da inovação. Conclui-se que, mesmo com o advento da pandemia, o trabalho desenvolvido pelo NIT, a partir dessa nova estruturação, está surtindo os efeitos desejados, haja vista os espaços empreendedores já concluídos e funcionando, além da disseminação da propriedade  intelectual, fomentando a cultura da proteção dos resultados  dos centros de pesquisas, alunos e servidores.
Palavras-chave: Inovação. Tecnologia. UFES. Núcleo de Inovação Tecnológica. Propriedade Intelectual.

With the context of the resumption of industrial and technological policies in the 2000s, the Lei da Inovação (Lei nº. 10,973/2004) was implemented, regulated by Decreto nº. 5,563/2005, which aimed to promote and make more flexible operating rules for public Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT’s) for interaction with the business sector. This law was highlighted for having established measures to encourage innovation and scientific and technological research, aimed at training and integration between research centers and companies. In 2018, the Decreto Federal Nº. 9,283 was published, which regulated Lei Nº. 13,243/2016, called the Marco Legal da Inovação, which brought ICTs and the productive sector closer together, had the Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) as an intermediary agent in this relationship. The NIT of the Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) was created in 2008 through Resolution nº 25/2008, with the mission of acting in the management of intellectual property, as well as ensuring compliance with the innovation policy, being named in 2019, Diretoria de Inovação Tecnológica (DIT).  However, with the greater dimension and demand for services in the area of innovation as a whole, there was a need to intertwine with other sectors at the Universidade Federal do Espírito Santo. In view of the above, this work aimed to evaluate, through the structuring of an Office of Teaching, Research and Extension and Innovation Projects,  subordinated to the Vice-Rectorate, occurred in 2019, how the various actors, in their respective areas, connect in a in order to interact in the knowledge and dissemination of innovation, whether in intellectual property or in innovation environments. Specifically on the Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), in 2019, the Support Office for Innovation Projects was created, where the Technological Innovation Board acts as innovation manager. It is concluded that, even with the advent of the pandemic, the work developed by the NIT, based on this new structure, is having the desired effects, considering the entrepreneurial spaces already concluded and functioning, in addition to the dissemination of intellectual property, fostering the culture the protection of the results of research centers, students and public servants.

Keywords: Innovation. Technology. UFES. Technological Innovation Center. Intellectual property.

PDF document TCC - José Carlos.pdf — Documento PDF, 1.83 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.