Estratégia de Inovação Institucional: Uma Aplicação da Design Science Research na Administração Pública | Autor: Paulo Vitor Vidal Aguiar

por Secretaria de PROFNIT publicado 16/09/2022 15h37, última modificação 20/10/2023 16h35

Prof. Dr. Samuel Alex Coelho Campos

O presente trabalho teve como motivação inicial a necessidade de constituir um ambiente organizacional  estruturado para apoiar a inovação em uma organização pública. Para atender ao objetivo proposto, foi utilizada a abordagem de pesquisa em design science por meio do método DSR – Design Science Research. O artefato de pesquisa, produto do TCC, consistiu em uma proposta de norma organizacional contendo mecanismos permanentes capazes de promover a implementação e a difusão de soluções voltadas a melhoria da atuação institucional, que foi denominada Estratégia de Inovação Institucional (E-Inova). O documento normativo, apresentado como portaria a ser implementada no Instituto Federal Fluminense - IFF, tem como objetivo fomentar a criação, desenvolvimento, implementação e difusão de soluções capazes de criar novos caminhos e estratégias, e inventar, ou adaptar, ideias, processos, tecnologias, sistemas e ferramentas que podem contribuir com a  melhoria da atuação institucional, visando a melhores resultados públicos, incluindo eficiência, eficácia e satisfação do usuário, comunidade acadêmica ou sociedade. A E-Inova foi avaliada inicialmente em relação a sua efetividade por meio da proposição de ação de melhoria da atuação institucional seguindo as orientações instituídas. Nesta proposição de melhoria, foi aplicada uma abordam em design etnográfico para a construção de um protótipo de solução para a publicização efetiva de documentos normativos institucionais, que foi implementada na instituição. Em seguida, a E-Inova foi avaliada quanto a viabilidade operacional por servidores da área de desenvolvimento institucional. Em ambos aspectos o artefato foi considerado satisfatório para atender o problema inicial de pesquisa. Por meio da análise dos resultados da pesquisa foi identificado como caminho para a inovação das organizações públicas a estruturação de um ambiente institucional propício a implementação de melhorias incrementais de forma contínua a partir de dois eixos: participação direta dos indivíduos que vivenciam os problemas institucionais e construção de mecanismos para a difusão de melhorias. A E-Inova, artefato construído nesta pesquisa, demonstrou potencial para ser replicado e implementado, com as devidas adaptações, em diversas organizações públicas. No entanto, sua implementação deve ser precedida por ações de apoio a inovação institucional.

Palavras-chave: inovação; estratégia de inovação; administração pública; setor
público; DSR; Design Science Research; artefato de pesquisa; design etnográfico;
prototipagem.

The present work was initially motivated by the need to create a structured organizational environment to support innovation in a public organization. To meet the proposed objective, the design science research approach was used through the DSR - Design Science Research method. The research artifact consisted of a proposal for organizational norm containing permanent mechanisms capable of promoting the implementation and dissemination of solutions aimed at improving institutional performance, called Institutional Innovation Strategy (E-Inova). The normative document, presented as an ordinance to be implemented at Fluminense Federal Institute- IFF, aims to encourage the creation, development, implementation and dissemination of solutions capable of creating new paths and strategies, and inventing, or adapting, ideas, processes, technologies, systems and tools that can contribute to the improvement of institutional performance, aiming at better public results, including efficiency, effectiveness and user satisfaction, academic community or society. The EInova was initially evaluated in relation to its effectiveness by proposing an action to improve institutional performance following the established guidelines. In this improvement proposal, an approach in ethnographic design was applied to the construction of a prototype solution for the effective publicization of institutional normative documents, which was implemented in the institution. Then, E-Inova was evaluated for operational feasibility by officials of institutional development area. In both aspects, the artifact was considered satisfactory to meet the initial research problem. Through the analysis of the research results, the structuring of an institutional environment conducive to the implementation of incremental improvements on a continuous basis was identified as a path for the innovation of public organizations, based on two axes: direct participation of individuals who experience institutional problems and construction of mechanisms for the diffusion of improvements. The EInova, the artifact built in this research, has the potential to be replicated and implemented, with the necessary adaptations, in several public organizations. However, its implementation must be preceded by actions to support institutional innovation.

Keywords: innovation; innovation strategy; public administration; public sector; DSR;
Design Science Research; research artifacts; ethnographic design; prototyping.

PDF document 0. TCC Profnit versão FINAL_Paulo Vitor Vidal.pdf — Documento PDF, 1.75 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.