Gestão Visual de Projetos para Escritórios de Advocacia com Lawsuit Visual Management e Suit Model Canvas | Autor: Maycon Barreto Lopes

por PROFNIT publicado 05/07/2023 07h42, última modificação 20/10/2023 16h35

Prof.ª Dr.ª Simone Vasconcelos Silva

O desempenho da atividade profissional no ramo da advocacia está repleto de desafios, no que se destaca a forte concorrência em razão inclusive da quantidade de profissionais disponíveis no cenário pátrio, razão pela qual lançar mão de recursos tecnológicos e métodos de gestão que promovam eficiência e eficácia nos resultados torna-se cada vez mais relevante para sobressairse. Este trabalho tem como objetivo elaborar um modelo de gestão de projetos para escritório de advocacia, com base em métodos visuais de gestão de projetos, entregando um protótipo funcional, implementado em um sistema informatizado online, trazendo inovações nos processos internos de um escritório de advocacia real por meio de artefatos de gestão que podem ser replicados também em outros escritórios. Para tanto, a metodologia de pesquisa adotada incluiu a revisão bibliográfica e estudo prospectivo para apuração do estado da arte e da técnica; as etapas produtivas do trabalho foram norteadas a todo momento pelas técnicas de Design Research. São propostos dois modelos de gestão visual de projetos para escritórios de advocacia,
denominados Lawsuit Visual Management (LVM) e Suit Model Canvas (SMC). O SMC, que é um modelo visual híbrido para planejamento de novos casos jurídicos, foi validado por 39 profissionais com larga experiência na advocacia, obtendo-se como principal resultado o fato de que 97% dos participantes utilizariam o modelo em seus casos jurídicos. Um artigo científico com estes restados foi publicado em periódico com classificação Qualis/A4 e uma aplicação online (software) foi desenvolvido implementado o SMC, sendo estes relevantes produtos desta pesquisa, que também teve como resultado a produção de um e-book voltado a advogados autônomos e escritórios de advocacia que queiram aprender a implementar o modelo LVM proposto, utilizando-se de ferramentas gratuitas já disponíveis no mercado. Por fim, os processos do LVM foram mapeados e representados em diagramas seguindo a notação BPMN, sendo estes utilizados para levantamento de requisitos de software para produção futura de programa de computador específico para implementação do LVM.

The professional performance in the field of law is fraught with challenges, like the strong competition that stands out due to the number of professionals available, which is why resorting to technological resources and management methods that promote efficiency and effectiveness in the results becomes increasingly relevant to stand out. This research aims to develop a project management model for a law firm, based on visual methods of project management, delivering a functional prototype, implemented in an online system, bringing innovations to the internal processes of a real law firm through management artifacts that can also be replicated in other firms. To do that, the research methodology adopted included a bibliographic review and a and prospective study to determine the state of the art and technique; the productive stages of the work were guided at all times by Design Research techniques. Two visual project management models are proposed for law firms, called Lawsuit Visual Management (LVM) and Suit Model Canvas (SMC). The SMC, which is a hybrid visual model for planning new legal cases, was validated by 39 professionals with extensive experience as lawyers, with the main result being that 97% of the participants would use the model in their legal cases. A paper with these remains was published in a journal with Qualis/A4 classification and an online application (software) was developed implementing the SMC, these being relevant products of this research, which also resulted in the production of an e-book aimed at self-employed lawyers and law firms that want to learn how to implement the proposed LVM model, using free tools already available. Finally, the LVM processes were mapped and represented in diagrams following the BPMN notation, which were used to survey software requirements for future production of a specific computer program for the LVM development.

PDF document Dissertação Maycon Lopes - ProfNIT-assinada.pdf — Documento PDF, 14.42 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.