Programa SEBRAETEC: Análise das Demandas Atendidas na Região Norte Fluminense | Autora: Elayne ketelly Costa de farias

por PROFNIT IFF publicado 01/08/2023 11h56, última modificação 20/10/2023 16h35

Profa. Dra. Juliana Gonçalves Vidigal

As empresas que constituem a região Norte Fluminense são principalmente micro e pequenas empresas e possuem importância para a economia do estado do Rio de Janeiro, empregando diversos funcionários. Nesse cenário, surge a relevância de estudar o programa SebraeTec nessa região, tendo em vista que ele é um instrumento de fomento à inovação, na qual subsidia um percentual do investimento financeiro para a contratação de consultorias tecnológicas para micro e pequenas empresas. Diante desse contexto, este trabalho objetiva analisar a atuação do programa SebraeTec na região Norte Fluminense do estado do Rio de Janeiro no período de janeiro de 2017 a maio de 2019 sob a ótica dos serviços mais demandados. Para tal, o levantamento sobre a atuação do programa Sebraetec na região Norte Fluminense do estado do Rio de Janeiro foi através de coleta de dados de relatórios do Sebrae, aplicação de entrevista via questionário aberto para profissional do Sebrae/RJ e realização de um questionário fechado para os clientes que já contrataram o Sebraetec. No período avaliado, 1018 demandas foram identificadas para a região Norte Fluminense, distribuídas principalmente nas áreas temáticas: Produtividade, Qualidade, Propriedade Intelectual e Design. No município de Campos dos Goytacazes, as atividades econômicas mais presentes foram Comércio varejista de vestuário, Cabelereiros, Lanchonetes, Comércio varejista de produtos alimentícios e Restaurantes, principais aderentes aos serviços de Propriedade Intelectual e Design. A consultoria da SebraeTec tem boa aceitação na implementação da inovação nestas micro e pequenas empresas para aqueles que já aderem ao programa da região. Importante ressaltar que, o aumento de números de parceiros locais que fomentem o programa para os empresários foi apontando como uma necessidade para melhorar a performance do programa SebraeTec na região.

Palavras-Chave: Inovação. Sebrae. Economia. Campos dos Goytacazes.

The companies that make up the Norte Fluminense region are mainly micro and small companies and are important for the economy of the state of Rio de Janeiro, employing several employees. In this scenario, arises the relevance of studying the SebraeTec program in this region, considering that it is an instrument for fostering innovation in micro and small companies. Given this context, this work aims to analyze the performance of the SebraeTec program in the Norte Fluminense region of the state of Rio de Janeiro from January 2017 to May 2019. To this end, the survey on the performance of the Sebraetec program in the Norte Fluminense region of state of Rio de Janeiro was by collecting data from Sebrae reports, applying an interview via an open questionnaire to a professional from Sebrae/RJ and carrying out a closed questionnaire for customers who have already hired Sebraetec. In the period evaluated, 1018 demands were identified for the region of Rio de Janeiro, distributed mainly in the thematic areas: Productivity, Quality, Intellectual Property and Design. In the municipality of Campos dos Goytacazes, the most present economic activities were Retail clothing, Hairdressers, Snack bars, Retail trade of food products and Restaurants, mainly engaged in Intellectual Property and Design services. SebraeTec's consultancy is well accepted in the implementation of innovation in these micro and small companies for those who already adhere to the program in the region. It is important to emphasize that the increase in the number of local partners that promote the program for entrepreneurs was pointed out as a need to improve the performance of the Sebraetec program in the region.
Keywords: Innovation. Sebrae. Economy. Campos dos Goytacazes.

PDF document TCC - Elayne ketelly Costa de farias.pdf — Documento PDF, 713 KB

Atualmente não existem itens nessa pasta.