IDENTIFICAÇÃO DE ATRIBUTOS DE CERTIFICAÇÕES PROFISSIONAIS DE TI ALINHADOS ÀS NECESSIDADES DAS ORGANIZAÇÕES

por Munir de Sá Mussa publicado 20/02/2021 21h55, última modificação 20/10/2023 16h30

Henrique Rego Monteiro da Hora (Orientador)

Contexto: A alta competitividade no mercado tem levado às organizações adotarem a Tecnologia da Informação de maneira mais frequente e utilizar-se das melhores práticas da área para isso é fundamental. As certificações de TI buscam fornecer uma melhor forma de nortear a aplicação eficiente dessas práticas. Nesse contexto é imprescindível medir e compreender como essas certificações estão sendo empregadas e quais resultados têm sido alcançados.

Objetivo: A presente pesquisa tem o objetivo de verificar como os temas relacionados às certificações de Tecnologia da Informação e o modelo de Kano, adotado para medir a relação entre a satisfação e o desempenho, têm sido tratados de forma conjunta na literatura acadêmica.

Metodologia: Foi realizado um estudo bibliométrico na base Scopus utilizando palavras-chave acerca dos temas selecionados a fim de obter dados sobre a produção acadêmica na área.

Resultados: Foram identificados na amostra 135 artigos relacionando os temas e apresentadas as palavras-chave mais encontradas, periódicos com mais artigos, autores com mais publicações, artigos mais citados e quantidade de artigos publicados por ano.

Conclusões: Os temas pesquisados demonstraram ter espaço para novas pesquisas, diante da significativa quantidade de publicações nos últimos anos. Não há nenhum autor predominante, bem como não existe um centro de pesquisa consolidado na área.

Palavras-chave: Modelo de Kano; Certificações; Tecnologia da informação; Bibliometria

Context: The high competitiveness in the market has led organizations to adopt Information Technology more frequently and to use the best practices of the area for this is fundamental. IT Certifications seek to provide a better way to guide the efficient application of these practices. In this context it is essential to measure and understand how these methodologies are being used and what results have been achieved.

Objective: The present research has the objective of verifying how the subjects related to Information Technology certifications and the Kano model, adopted to measure the relationship between satisfaction and performance, have been handled jointly in the  academic literature.

Methodology: A bibliometric study was carried out at the Scopus database using keywords about the selected topics in order to obtain data about the academic production in the area.

Results: In the sample, 135 articles were identified relating the themes and presented the most found keywords, periodicals with more articles, authors with more publications, articles cited more, and quantity of articles published per year.

Conclusions: The themes researched have shown room for new research, given the significant amount of publications in recent years. There is no predominant author as well as no consolidated research center in the area.

Keywords: Kano’s model; Certifications; Information Technology; Bibliometry.

PDF document MUNIR DE SÁ MUSSA.pdf — Documento PDF, 1.80 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.