PROPOSIÇíO DE ONTOLOGIA PARA REPRESENTAÇíO DE PORTARIAS EMITIDAS POR INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO

por Anderson Veiga da Silva publicado 13/09/2021 09h31, última modificação 20/10/2023 16h30

Orientador: Dr. Mark Douglas de Azevedo Jacyntho.

As instituições federais de ensino do Brasil geram e publicam uma grande quantidade de documentos eletrônicos para as mais diversas atividades realizadas. Existem vários tipos de documentos, cada um com uma finalidade e, dentre eles, as portarias são utilizadas para oficializar atos administrativos que definem competências e estabelecem normas e procedimentos, dentre outras finalidades. Para exemplificar, apenas no ano de 2019, o Instituto Federal Fluminense publicou cerca de 2500 portarias e estas, assim como os outros tipos de documentos oficiais, são publicadas em formato de documento de texto simples, sem nenhum tipo de estruturação do conteúdo, o que impossibilita a realização de consultas refinadas baseadas no conteúdo descrito. Para permitir a estruturação do conteúdo, a Web semântica fornece um conjunto de tecnologias e padrões para representação formal de informações relacionadas a determinado domínio de conhecimento. Esta representação formal é baseada em um modelo chamado ontologia, que permite descrever objetos e propriedades do domínio de conhecimento, além de possibilitar a inferência de novos conhecimentos com base em axiomas pré-estabelecidos. Portanto, o objetivo desta pesquisa é propor uma ontologia para descrever as portarias publicadas por instituições federais de ensino, a fim de possibilitar a estruturação do conhecimento contido dentro destes documentos e, consequentemente, permitir o uso destas informações estruturadas para realização de pesquisas precisas mais rebuscadas. É esperado como resultado deste trabalho o desenvolvimento e a validação de uma ontologia concisa e extensível. Espera-se também que este trabalho forneça uma base para o desenvolvimento de novas ontologias que possibilitem a descrição dos demais tipos de documentos publicados por instituições públicas de ensino.

Palavras-chave: Ontologia, Portarias, Web Semântica, Instituições Federais de Ensino

Federal educational institutions in Brazil generate and publish a large number of electronic documents for most of the activities performed. There are several types of documents, each one with a purpose and, among these types, ordinances are used to formalize administrative acts that define competencies and establish rules and procedures, among other finalities. To exemplify, in 2019, the Fluminense Federal Institute published around 2500 ordinances and these, as well as the other types of official documents, are published in plain text format, without any type of content structuring, which makes it impossible to perform refined queries based on the described content. To allow content structuring, the Semantic Web provides a set of technologies and standards necessary for representing information related to a given domain of knowledge. This formal representation is defined as ontology and allows to describe objects and properties of a domain of knowledge, in addition to enabling the inference of new knowledge based on pre-established axioms. The objective of this research is to propose an ontology to describe the ordinances published by federal educational institutions, in order to enable the structuring of the knowledge contained within these documents and, consequently, to allow the use of this structured information to perform refined searches. The development and validation of a concise and extensible ontology is expected as a result of this work. It is also expected that this work will provide a basis for the development of new ontologies that enable the description of the other types of documents published by public educational institutions.

Keywords: Ontology, Ordinances, Semantic Web, Federal Educational Institutions

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