SUSTENTABILIDADE PORTUÁRIA: APLICAÇÃO DE UM MODELO DE ECOEFICIÊNCIA ASSOCIADO AO DESEMPENHO OPERACIONAL

por Renato Armani Aguiar publicado 02/04/2024 14h57, última modificação 02/04/2024 14h57

Dr. Romeu e Silva Neto (Orientador)
Dr. Milton Erthal Junior (Coorientador)

Os terminais portuários são fundamentais para a indústria e para o comércio marítimo internacional e ainda contribuem para o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde estão situados. Contudo, os portos também podem gerar impactos adversos nessas regiões, seja pela emissão de gases de efeito estufa, ruído, poluição da água e solo, ou pela mudançapromovida no cotidiano das comunidades em seu entorno. Neste cenário desponta a necessidade na adequar suas operações a requisitos de sustentabilidade e de gestão  ambiental, sejam estes normativos ou não. A adoção de iniciativas sustentáveis nas operações portuárias tem aumentado nos últimos anos e, embora muitos portos afirmem operar de forma sustentável, tais abordagens nem sempre são mensuradas e confirmadas pela literatura acadêmica. Dessa forma, este estudo analisou e sintetizou características estabelecidas na literatura sobre o desempenho da sustentabilidade portuária e sua avaliação em termos de gestão e análise do ciclo de vida dos processos. Para tanto, foram desenvolvidos dois artigos científicos com objetivos distintos, que se complementam para o atendimento do objetivo principal, qual seja, analisar os principais ecoindicadores utilizados pela indústria portuária e mensurar a ecoeficiência de um terminal portuário de apoio às operações de E&P de óleo e gás, a partir da aplicação do método Ecological Fingerprint, e ainda propor um indicador unificado denominado IRE – Índice Relativo de Ecoeficiência, calculado a partir dos ecoindicadores analisados. Como resultados este trabalho forneceu insights sobre a mensuração da sustentabilidade portuária impulsionada pelo estabelecimento de indicadores precisos como base para a medição, bem como comprovou a eficiência e praticidade do método proposto. O estudo mostrou ainda a possibilidade de analisar a ecoeficiência entre portos ou outros setores, que compartilhem de processos similares, abrindo uma ampla possibilidade para pesquisas e futuras aplicações.

Palavras-chave: Sustentabilidade, Terminal portuário, Ecoeficiência, Desempenho
Operacional

Port terminals are essential for industry and international maritime trade and also contribute to the socioeconomic development of the regions where they are located. However, ports can also generate adverse impacts in these regions, either through the emission of greenhouse gases, noise, water and soil pollution, or through the change promoted in the daily lives of the surrounding communities. In this scenario, the need arises to adapt its operations to sustainability and environmental management requirements, whether these are normative or not. The adoption of sustainable initiatives in port operations has increased in recent years and, although many ports claim to operate sustainably, such approaches are not always measured and confirmed by the academic literature. Thus, this study analyzed and synthesized characteristics established in the literature on the performance of port sustainability and its evaluation in terms of operation and management. To this end, two scientific articles were developed with different objectives, which complement each other to meet the main objective, that is, to analyze the main ecoindicators used by the port industry and to measure the ecoefficiency of a port terminal to support oil and gas E&P operations. gas, based on the application of the Ecological Fingerprint method, and also propose a unified indicator called IRE – Relative Eco-Efficiency Index, calculated from the analyzed eco-indicators. As a result, this work provided insights into the measurement of port sustainability driven by the establishment of accurate indicators as a basis for measurement, as well as proving the efficiency and practicality of the proposed method. The study also showed the possibility of analyzing eco-efficiency between ports or other sectors that share similar processes, opening up a wide possibility for research and future applications.

Keywords: Sustainability, Port Terminal, Eco-efficiency, Operational Performance

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