SISTEMA DE SUPORTE À DECISÃO EM GESTÃO DE COMPETÊNCIAS: UMA PROPOSTA COM APOIO MULTICRITÉRIO

por Yuri Servedio publicado 24/09/2020 15h48, última modificação 20/10/2023 16h30

Sob a orientação da professora Alline Sardinha Cordeiro Morais e coorientação do professor Henrique Rego Monteiro  da Hora.

As tentativas de implementação da gestão de competências nas organizações têm se elevado ano após ano. No entanto, ainda é possível observar certo nível de imaturidade em sua aplicação, o que gera desconfianças e desestímulos na sua aplicação continuada. Este trabalho tem por objetivo propor um sistema de suporte à gestão de competências, solução tecnológica que, enraizada em métodos estatísticos, permita uma maior sinergia e melhor entrega de resultados quando na aplicação da gestão de competências. Aproveitando-se do recente período de incertezas vivido no setor petrolífero, buscou-se utilizar uma organização deste ramo para levantamento de uma metodologia de gestão de competências. A partir desta metodologia, foram desenvolvidos modelos de tratamento estatísticos de dados e documentações para desenvolvimento de um protótipo de interface de sistema, ambos com o objetivo de prover apoio à aplicação da gestão de competências. No tocante à documentação do sistema, utilizouse modelagem BPMN, requisitos de sistema e diagrama de classes em UML. Utilizou-se da mesma organização para aplicação e validação do sistema e de sua interface. Assim, este trabalho oferece um sistema para registro e tratamento de dados com base em métodos de análise decisória e modelos matemáticos, capaz ainda de oferecer, a nível de dinâmica do processo desenvolvido, uma experiência com o sistema de gestão de competências aonde os modelos desenvolvidos serão executados. Os resultados mostraram que o método ELECTRETRI foi capaz de classificar coerentemente os colaboradores do estudo de caso e que os modelos matemáticos foram capazes de identificar potenciais competências para desenvolvimento. Conclui-se que a interface de sistema desenvolvida atendeu às expectativas dos usuários em relação à sua dinâmica de funcionamento, validando a documentação gerada e contribuindo com um valioso material para desenvolvimento de uma ferramenta para aplicação contínua.
Conclui-se ainda que o modelo de tratamento de dados permitiu a retroalimentação do modelo de gestão de competências, evidenciando sua capacidade em auxiliar os gestores no processo de tomada de decisão.

Palavras-chave: Gestão de Competências; Análise Multicritério; Proposta de Sistema; Sistema de Suporte à Decisão.

Attempts to implement competency management in organizations have been more frequent year after year. However, it is still possible to observe a certain level of immaturity in its application, which generates mistrust and discouragement in continued application environments. The goal of this project is to propose a competency management support system, a technological solution which, rooted in statistical methods, would allows greater synergy and better-quality results when applying competency management. Taking advantage of the recent period of uncertainties in the oil sector, an organization of this field has been selected to serve as case study for the development of competency management model. Based on this methodology, statistical treatment models and a system’s interface prototype documentation were developed, both for providing support to the continued competency management implementation. Regarding the system documentation, this work made use of BPMN modeling notation, systems requisites and data modeling in UML notation. The case study organization has been used for the proposed models and developed prototype application and validation. Thus, this work offers a system for data insertion and statistically treatment, based on decision analysis methods and mathematical models, which is also able to offer, in terms of the developed process’ dynamics, the experience with the competency management system which will execute the developed models. The results showed that the ELECTRE-TRI method was able to consistently classify case study employees and that mathematical models were able to identify potential competencies for development. It can be concluded that the developed system’s interface met the expectations of the users in relation to its dynamics, validating the generated documentation and contributing with a valuable material for the development of a system for continuous application. It is also concluded that the data processing model allowed the feedback of the competency management model and the verification of its results quality, showing that it can be useful when assisting the managers' decision-making process.
Keywords: Competency Management; Multicriteria Analysis; System Proposal; Decision Support System.

PDF document YURI SERVEDIO.pdf — Documento PDF, 3.22 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.