ANÁLISE DO DESEMPENHO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA REDE FEDERAL NO CENÁRIO NACIONAL POR MEIO DO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO UTILIZANDO MINERAÇÃO DE DADOS

por Mariana Abreu Gualhano publicado 25/09/2020 16h16, última modificação 20/10/2023 16h30

Sob orientação da professora Aline Pires Vieira de Vasconcelos

A avaliação da qualidade dos cursos de graduação no Brasil é feita por meio do Conceito Preliminar de Cursos (CPC), que é um indicador de qualidade que avalia esses cursos. Portanto, a presente pesquisa busca utilizar técnicas de Mineração de Dados para extrair conhecimento das avaliações do CPC do ano de 2014 e identificar os principais critérios e resultados da avaliação dos cursos de graduação em Licenciatura, fazendo uma análise e comparação dos dados da Rede Federal com as Universidades Federais, Estaduais e Privadas de todo o Brasil. Para isso, utilizou-se a base de dados disponibilizada no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e foram utilizadas as etapas do processo KDD (Knowledge Discovery in Databases), com foco na Mineração de Dados para extração de conhecimento da base. Os resultados permitiram realizar a identificação dos critérios de avaliação com maior impacto para a avaliação do CPC dos cursos de Licenciatura. Espera-se que as informações extraídas a partir do presente trabalho possam ser úteis e subsidiar à gestão educacional, além de serem utilizadas para o aprimoramento dos cursos de graduação.
Palavras-chave: Avaliação; Instituto Federal; CPC; Mineração de Dados; Licenciatura.

The evaluation of the quality of undergraduate courses in Brazil is done through the Preliminary Concept of Courses (CPC), which is an indicator of quality that evaluates these courses. The present seeks to use Data Mining techniques to extract knowledge of the CPC evaluations of the year 2014 and to identify the main criteria and results of the evaluation of the undergraduate courses in Bachelor's degree, making an analysis and comparison of the data from the Federal Network with Federal, State and Private Universities from all over Brazil. For this, the database was made available on the portal of the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), and the KDD process steps were used, focusing on Data Mining to extract knowledge from the database. The results allowed the identification of the evaluation criteria with the greatest impact for the evaluation of the CPC of the Bachelor's degree courses. It is hoped that the information extracted from the present work can be useful and subsidize to the educational management, besides being used for the improvement of the undergraduate courses.
Keywords: Evaluation; Federal Institute; CPC; Data mining; Teacher training program.

PDF document MARIANA ABREU GUALHANO.pdf — Documento PDF, 3.79 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.