PROPOSTA DE MODELO DE GESTÃO DE FROTAS PARA COMPARTILHAMENTO DE VEÍCULOS NO TRANSPORTE DE PASSAGEIROS DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE

por Raísa Moreira de Lemos publicado 25/09/2020 16h23, última modificação 20/10/2023 16h30

Luiz Gustavo Lourenço Moura (Orientador)

Gasta-se muito na administração pública com manutenção de carros e combustível, logo a importância da discussão desse tema e propostas de gestão para diminuir esses gastos. Em tempos de crise política-financeira cresce a importância de economizar recursos públicos, maior transparência de gastos e incentivo à responsabilidade socioambiental. Em análise no Instituto Federal Fluminense, verificou-se a não existência de um sistema de gestão dos veículos oficiais, onde tais veículos são solicitados pelos usuários de forma não padronizada e não há nenhum modelo logístico para otimização da alocação dos veículos. Este trabalho tem por objetivo propor um modelo de gestão logístico para compartilhamento dos veículos utilizados para transporte de passageiros do Instituto Federal Fluminense, detalhando os impactos na redução de custos ao utilizar os veículos de forma compartilhada. A mobilidade urbana é um tema que vem ganhando importância no mundo todo. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, e sobre modelos de gestão já utilizados no mercado, para que fosse possível a criação de um modelo que fosse ajustado à realidade do Instituto. Em seguida foram usados dados de viagens já realizadas como análise e validação da solução proposta. Com a adoção do modelo e o cruzamento das informações das viagens é possível compartilhar veículos a fim de economizar recursos públicos.
Palavras-chave: Modelo de Gestão; Transporte de passageiros; Compartilhamento de veículos; Carona.

Much is spent on public administration with car and fuel maintenance, so the importance of discussing this topic and management proposals to reduce these expenses. In times of political-financial crisis, the importance of saving public resources and transparency increases. In the analysis at the Federal Institute of Fluminense, there was vehicle management system, where vehicles are requested by users in a non-standard way and there is no logistic model to optimize the allocation of vehicles. The objective is to propose a logistic management model, like carpool, for passenger transportation in Fluminense Federal Institute, detailing the impacts on cost reduction when using the vehicles in a shared way. Urban mobility is a topic that has been gaining importance worldwide. A bibliographic research was conducted on the subject, as well about management models already used around, to make possible create a viable model to the reality of the Institute. After that, some past travel data were used as analysis and validation of the proposed solution. With the adoption of the model and the bond of travel information, it is possible to share vehicles in order to save public resources.
Keywords: Management Model; Passenger Transportation; Vehicle sharing; Carpool.

PDF document Raísa Moreira de Lemos.pdf — Documento PDF, 2.20 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.