SELEÇÃO DE CONTEÚDOS EM STARTUPS DE ENSINO A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DE GESTÃO AMPARADA PELOS MÉTODOS ELECTRE III E LAWSHE

por Lucas da Costa Almeida publicado 25/09/2020 16h11, última modificação 20/10/2023 16h30

Milton Erthal Junior (Orientador)

A modalidade de Ensino a Distância (EaD) tem crescido nos últimos anos e está intimamente ligada ao desenvolvimento de novas tecnologias. As startups, por sua vez, fomentam a inovação tecnológica, propondo modelos de negócios que sejam repetíveis e escaláveis. No entanto, estas estão inseridas em um ambiente de extrema incerteza, enfrentando dificuldades em seus processos decisórios. Este trabalho insere-se nesta problemática, cujo objetivo foi avaliar decisões tomadas no passado em uma startup de Ensino a Distância, bem como auxiliar em decisões futuras, utilizando métodos multicritério de auxílio à decisão. A revisão de literatura foi elaborada através de análise bibliométrica que selecionou 11 artigos. Esta análise também subsidiou a seleção de critérios associados a gestão de startups e multicritério. O método Electre III foi utilizado para modelar o problema de ordenamento dos conteúdos mais promissores. A seleção e ponderação de pesos dos critérios foi realizada pelo método Content Validity Ratio (CVR). A coleta de dados foi realizada juntamente aos gestores da startup, utilizando variáveis linguísticas e um questionário. A Bibliometria mostrou que o AHP é o método multicriterial mais utilizado e o trabalho de Saaty (1980) é o mais citado. O método de Lawshe selecionou um conjunto de 7 critérios, onde a dimensão “Financeiro” apresentou performance de 75% de aproveitamento. Os resultados da modelagem com o Electre III se mostraram divergentes se comparados às decisões tomadas no passado pela startup onde o estudo de caso foi conduzido. A área de Engenharia foi a que a startup concentrou a maior parte de seus esforços e capital, sendo a mesma apontada pelo modelo em primeiro lugar, todavia as demais classificações foram divergentes. Este trabalho contempla a eficácia dos métodos utilizados e agrega informações úteis para processos decisórios em startups, visto que estas são cruciais para a inovação tecnológica e o desenvolvimento econômico e social.
Palavras-chave: Startup, Tomada de Decisão, Ensino a Distância, Lawshe, Electre.

Distance learning has grown in recent years and is closely linked to the development of new technologies. Startups, as a consequence, boost technological innovation by proposing business models that are repeatable and scalable. However, these are inserted in an environment of extreme uncertainty, facing difficulties in their decision-making processes. This work is part of this problematic, which the objective was to evaluate decisions taken in the past of a Distance Learning startup, as well as to assist in future decisions, using multicriteria methods of decision aid. The literature review was elaborated through bibliometric analysis that selected 11 articles. This analysis also subsidized the selection of criteria associated with startups and multicriteria management. The Electre III method was used to model the problem of ordering the most promising contents. The selection and weighting of criteria weights was performed using the Content Validity Ratio (CVR) method. The data collection was performed together with the startup managers, using linguistic variables and a questionnaire. Bibliometry showed that AHP is the most used multicriteria method and Saaty (1980) work is the most cited. The Lawshe method selected a set of 7 criteria, where the "Financial" dimension showed a 75% performance. The results of the modeling with the Electre III proved to be divergent compared to the decisions taken in the past by the startup where the case study was conducted. The Engineering area was the one that the startup concentrated most of its efforts and capital, being the same one pointed by the model in the first place, nevertheless the other classifications were divergent. This work contemplates the effectiveness of the methods used and aggregates useful information for decision making processes in startups, since these are crucial for technological innovation and economic and social development.
Keywords: Startup, Decision Making, Distance Learning, Lawshe, Electre.

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