STRATEGIC MODEL CANVAS: UMA PROPOSTA DE FERRAMENTA PARA OTIMIZAR O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

por Pedro Henrique Dutra de Abreu Manccini de Azevedo publicado 25/09/2020 16h18, última modificação 20/10/2023 16h30

Simone Vasconcelos Silva (Orientador)

Apesar de diversas críticas, especialmente quanto a sua contribuição para a inovação, o planejamento estratégico continua sendo um processo empresarial de extrema importância para as organizações. Por isso, nos últimos 25 anos vários trabalhos têm proposto a adaptação do processo ao cenário atual de constantes mudanças. Uma das adaptações consiste na exploração de ferramentas mais visuais com o intuito de reduzir a burocracia e a análise puramente numérica, para que assim possa ser aumentada a geração de idéias durante o processo. Esta pesquisa propõe uma ferramenta para atender a esses anseios por meio de um método que simplifique a visualização estratégica e estimule o pensamento estratégico, através de discussões em torno de imagens.A ferramenta foi intitulada Strategic Model Canvas e foi desenvolvida utilizando conceitos de design thinking, assim como o Business Model Canvas. Sendo assim, esse trabalho realizou uma pesquisa com profissionais de 11 empresas de diferentes setores do Brasil e Estados Unidos, a fim de avaliar a atual curva de valor do processo de planejamento estratégico, tendo como referência as críticas feitas pelos principais autores do tema ao longo dos últimos 25 anos. Desta amostra, duas empresas foram escolhidas para terem o Strategic Model Canvas testado. A pesquisa demonstrou que o Strategic Model Canvas trouxe uma nova curva de valor ao processo de planejamento estratégico, resolvendo os problemas históricos que foram levantados pelos principais autores da área.Desta forma, o Strategic Model Canvas comprovou, dentro da amostra testada, ser uma ferramenta que pode ser agregada ao processo de planejamento estratégico das empresas, uma vez que ela traz uma nova abordagem ao processo e coloca-se como um novo instrumento de auxílio aos gestores, no qual seu principal objetivo é estimular o pensamento estratégico através de técnicas de pensamento visual.

Palavras-chave:Planejamento Estratégico, Pensamento Estratégico, Design thinking, Business Model Canvas, Nova Curva de Valor

Despite several criticisms, especially regarding its contribution to innovation, strategic planning remains a business process of the utmost importance to organizations. Therefore, in the last 25 years several articles have proposed the adaptation of the process to the current scenario of constant changes. One of the adaptations consists in the use of more visual tools in order to reduce bureaucracy and purely numerical analysis, so that the generation of ideas can be increased during the process. This research proposes a tool to meet these needs through a method that simplifies strategic visualization and stimulates strategic thinking promoting discussions around images. The tool was titled Strategic Model Canvas and was developed using design thinking concepts, as well as the Business Model Canvas. Thus, this work carried out a survey with professionals from 11 companies from different sectors of Brazil and the United States, in order to evaluate the current value curve of the strategic planning process, with reference to the criticisms made by the main authors of the theme along of the last 25 years. From this sample, two companies were chosen to have the Strategic Model Canvas tested. The research demonstrated that the Strategic Model Canvas brought a new value curve to the strategic planning process, solving the historical problems that were raised by the leading authors of the area. As such, the Strategic Model Canvas proved within the sample tested to be a tool that can be added to the process of strategic planning of the companies, since it brings a new approach to the process and stands as a new instrument of assistance to managers, in which its main objective is to stimulate strategic thinking through visual thinking techniques.

Keywords:Strategic Planning, Strategic Thinking, Design thinking, Business Model Canvas, New Value Curve.

PDF document PEDRO HENRIQUE DUTRA DE ABREU MANCINI DE AZEVEDO.pdf — Documento PDF, 3.95 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.