Desenvolvimento Regional a partir da Indústria de Óleo e Gás

por Bruno Leonardo Silva Pereira publicado 29/09/2020 22h16, última modificação 20/10/2023 16h30

Romeu e Silva Neto (Orientador)
Henrique Rego Monteiro da Hora (co-orientador)

A indústria de óleo e gás vem desde a revolução industrial tendo um papel ímpar na economia mundial e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das diversas áreas produtoras. Nesse contexto é importante notar que apesar do recurso ser o mesmo, as diretrizes e políticas adotas em cada região influenciaram suas características socioeconômicas. A presente pesquisa tem objetivo de sacar estudos de temas relacionados ao desenvolvimento regional em áreas produtoras de petróleo, através de métodos bibliométricos na base Scopus utilizando palavras-chave relacionadas ao tema afim de obter um conjunto de produções acadêmicas da área. Um segundo objetivo é realizar uma revisão sistemática nos artigos mais relevantes da pesquisa previamente realizada, com um olhar mais específico acerca do desenvolvimento regional nestas áreas que tiveram o petróleo como alavancador. E por fim, selecionar uma amostra contendo regiões ao redor do mundo e aplicar a técnica de mineração de dados buscando identificar quais aspectos levaram estas regiões ao patamar a que elas se encontram no atual cenário. Com isso pretende-se mostrar como a temática é abordada no meio acadêmico, e as relações existentes no desenvolvimento da indústria de Óleo & Gás em regiões previamente definidas.
Palavras-chave: Óleo e gás. Desenvolvimento econômico. Bibliometria

The oil and gas industry since the industrial revolution has played a unique role in the world economy and contributing to the economic and social development of the various producing areas. In this context it is important to note that although the resource is the same, the guidelines and policies adopted in each region have influenced its socioeconomic characteristics. The present research has the objective of extracting studies of themes related to regional development in petroleum producing areas, using bibliometric methods in the Scopus base using keywords related to the theme in order to obtain a set of academic productions of the area. A second objective is to carry out a systematic review of the most relevant articles of the previous research, with a more specific look at regional development in these areas that had oil as leverage. Finally, select a sample containing regions around the world and apply the data mining technique to identify which aspects have led these regions to the level they are in the current scenario. This is intended to show how the topic is approached in the academic environment, and the relationships existing in the development of the Oil & Gas industry in previously defined regions.
Keywords: Oil and gas. Economic development. Bibliometrics.

PDF document Bruno Leonardo Silva Pereira.pdf — Documento PDF, 1.52 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.