UM MÉTODO E UMA ARQUITETURA PARA INTEGRAÇÃO LINKED DATA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DISTINTOS

por Adriano de Oliveira Gonçalves publicado 12/01/2021 10h32, última modificação 20/10/2023 16h30

Mark Douglas de Azevedo Jacyntho (Orientador)

Os Sistemas de Informação têm ocupado, ao longo dos anos, um lugar de suma importância na rotina de empresas de todos os portes, seja no armazenamento e consulta de dados, assim como no gerenciamento de processos e tomadas de decisão. Diante disso, é comum encontrar, nas instituições, a existência de diversos sistemas diferentes que não se comunicam. A falta de um modelo padronizado para intercâmbio de informação entre tais sistemas culmina em problemas tais como duplicidade, inconsistências de dados e dificuldade de acesso integrado de informações. A Web Semântica provê um conjunto de padrões e tecnologias que visam apoiar o ser humano na busca, integração e processamento de informações, possibilitando o compartilhamento e reúso do conhecimento de forma automatizada. Este trabalho tem como objetivo propor um método e uma arquitetura para a integração de dados de sistemas de informação distintos, usando, como prova de conceito, dois estudos de caso reais, baseados em sistemas de uma grande universidade federal brasileira. Seguindo-se uma trajetória metodológica de pesquisa qualitativa e aplicada, a abordagem proposta foi implementada e testes foram realizados, diversificando-se os cenários. Diante dos resultados alcançados, nos quais observou-se viabilidade e desempenho adequados frente aos problemas apresentados, obteve-se êxito quanto aos objetivos estabelecidos. Estes sugerem que a Web Semântica surge como uma plataforma adequada à integração de dados dentro de uma instituição, sendo uma alternativa aos data warehouses convencionais. Espera-se que o método e arquitetura propostos sirvam como diretrizes para integração sistematizada de dados dentro da instituição em estudo, bem como em outras organizações, dado que se trata de um problema bastante recorrente nos dias atuais.
Palavras-chave: Integração Semântica de Dados, Mapeamento Relacional-RDF, Ontologia.

Information Systems, over the years, have a prime importance in the routine of companies of all sizes, whether in data storage and consultation, as well as in process management and decision making. In this picture, it is common to find, in institutions, the existence of several different systems that do not communicate. The lack of a standardized model for information exchange between such systems culminates in problems such as duplicity, data inconsistencies and difficulty of integrated access. The Semantic Web provides a set of standards and technologies that aims to support humans in the search, integration and processing of information, enabling the sharing and reuse of knowledge in an automated way. This work aims to propose a method and architecture for the data integration of distinct information systems, using, as proof of concept, two real case studies, based on systems of a large brazilian federal university. Following a methodological trajectory of qualitative and applied research, the proposed approach was implemented and tested, considering different sceneries. In view of the achieved results, in which adequate viability and performance were observed in the face of the exposed problems, the established objectives were reached. The results suggest that the Semantic Web raises as an adequate platform for data integration within an institution, being an alternative to conventional data warehouses. The proposed method and architecture are expected to serve as guidelines for systematized data integration within the institution under study, as well as in other organizations, as it is a very recurrent problem nowadays.
Keywords: Semantic Data Integration, Relational-RDF Mapping, Ontology.

PDF document Adriano de Oliveira Gonçalves.pdf — Documento PDF, 2.93 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.