Proposta de Metodologia para o gerenciamento integrado dos resíduos sólidos – PGIRS – do Distrito Industrial da Codin

por Patricia de Mello publicado 22/03/2017 17h28, última modificação 05/03/2020 14h45

Orientador: Profº. D.Sc. Luiz de Pinedo Quinto Júnior
Coorientador: Profº. D.Sc. Vicente de Paulo Santos de Oliveira

Este trabalho tem como objetivo propor uma metodologia de gerenciamento integrado dos resíduos sólidos das empresas da Associação das Indústrias da Codin, em Campos dos Goytacazes, através da implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) e seus procedimentos em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, otimizando custos e logística das atividades de gerenciamento em razão do fator de aglomeração do distrito industrial. O diagnóstico das organizações por meio de pesquisa foi o primordial para traçar os planos de ação considerando as peculiaridades de cada empresa; e as visitas técnicas de acompanhamento para implementação e treinamento, dos agentes responsáveis pelo plano, para atender a documentação exigida pela legislação, foram determinantes na percepção da lacuna quanto à compreensão dos conceitos e a aplicabilidade dos princípios, objetivos, instrumentos e diretrizes da Política. A proposta do curso de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, oferecido dentro da grade curricular do Mestrado em Engenharia Ambiental do Instituto Federal Fluminense, foi a ferramenta de interlocução entre a academia e as indústrias, para capacitação dos atores sociais envolvidos, com o intuito de fomentar as operações de gerenciamento integrado dos resíduos sólidos.

Palavras-chave: PGRS; Capacitação; Gerenciamento Integrado

This paper aims to propose an integrated management methodology for solid waste companies of the Association of Industries of Codin in Campos dos Goytacazes, through the implementation of the Solid Waste Management Plan (SWMP) and procedures in accordance with the National Policy on Solid Waste, optimizing costs and logistics management activity because the clumping factor industrial district. The diagnosis of organizations through research was essential to map out action plans considering the peculiarities of each company; and accompanying technical visits to implementation and training, the agents responsible for the plan, to meet the documentation required by law, they were instrumental in the perception of the gap as the understanding of the concepts and the applicability of the principles, objectives, instruments and guidelines of the Policy. The proposal of the Integrated Management course on Solid Waste, offered within the curriculum of the Master of the Federal Institute Fluminense Environmental Engineering, was the dialogue tool between academia and industry, for training of social actors involved, in order to promote the integrated management of solid waste operations.

Keywords: SWMP; Training; Integrated Management

Atualmente não existem itens nessa pasta.