Dúvidas Processo Seletivo.png

Perguntas e Respostas

Aqui você vai encontrar repostas para as principais perguntas sobre o Processo Seletivo 2022.2

 

 

1. Como me inscrever?

As inscrições devem ser feitas no endereço eletrônico inscricoes.iff.edu.br, durante o período estabelecido pelo edital.

Os candidatos que não estão cadastrados no Portal de Inscrições devem cadastrar-se e, somente após a efetivação do cadastro, realizar a inscrição no processo em que deseja concorrer.

Os candidatos que já estão cadastrados no Portal de Inscrições devem inserir CPF e senha já cadastrados no referido portal para, somente após a efetivação dessa etapa, realizar a inscrição no processo em que deseja concorrer.

 

2. Como saber se minha inscrição está confirmada?

Ao acessar o endereço eletrônico inscricoes.iff.edu.br e realizar o login com o CPF e a senha cadastrada, as inscrições efetuadas poderão ser conferidas no menu lateral esquerdo, na área Minhas inscrições.

 

 

3. Posso alterar minha inscrição?

Sim. Após confirmada a inscrição, caso seja necessário alterar algum dado relacionado à inscrição, durante o período das inscrições, o candidato poderá realizar a alteração. Para isso, acesse o endereço eletrônico inscricoes.iff.edu.br, informe o CPF e a senha já cadastrada e, na tela seguinte, no menu lateral esquerdo, na área Minhas inscrições, clique na inscrição que deseja alterar e, na nova tela, clique em Editar inscrição e faça a alteração desejada.

 

 

4. Quais documentos são aceitos na inscrição?

Para realizar a inscrição, o candidato deve possuir CPF, Documento Oficial de Identificação com foto e e-mail atualizado. Serão aceitos como documentos oficiais de identificação: carteiras expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Comandos Militares (antigos Ministérios Militares), pelos Corpos de Bombeiros e pelas Polícias Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos, etc.); certificado de reservista; passaporte; carteiras funcionais do Ministério Público e Magistratura; carteiras expedidas por órgão público que, por Lei Federal, valem como identidade; e carteira nacional de habilitação (somente o modelo com foto).

 

5. Quais são os documentos para comprovar renda?

A documentação comprobatória de renda é obrigatória para os candidatos que concorrem às vagas reservadas as cotas destinadas as pessoas que possuem renda per capita familiar menor ou igual a 1,5 salário-mínimo. O candidato deverá verificar a cada edital os documentos que podem ser apresentados para comprovar sua situação de renda.

 

6. O IFF tem mensalidade?

O IFF é uma instituição pública e gratuita, não havendo cobrança de mensalidade.

  

7. O que fazer quando estou convocado para matrícula?

O candidato que estiver convocado para matrícula deverá realizar a matrícula no prazo estabelecido pelo edital, seguindo as orientações do Comunicado de Recomendações para Matrícula, disponível no endereço eletrônico seleções.iff.edu.br.

 

8. O que fazer quando estou aguardando reclassificação?

O candidato que estiver aguardando reclassificação deverá acompanhar a publicação de novas reclassificações de acordo com cronograma do edital, na página de acompanhamento do processo seletivo no qual está inscrito, por meio do endereço eletrônico seleções.iff.edu.br.

 

9. Qual a formação mínima necessária para cada curso?

O Processo Seletivo está aberto aos candidatos que possuírem a seguinte formação mínima:

 

I – Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio: que tenham concluído ou que estejam concluindo o Ensino Fundamental em cursos regulares ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), desde que a conclusão ocorra em data anterior à da matrícula;

II – Curso Técnico Concomitante: que tenham concluído o Ensino Médio, ou que, no momento da matrícula, estejam cursando, no mínimo, o 2º ano do Ensino Médio ou de curso equivalente em cursos regulares ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA);

III – Curso Técnico Subsequente: que tenham concluído o Ensino Médio (antigo 2º grau) ou Curso Técnico Integrado de Nível Médio, em cursos regulares ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou, que possuam Certificado de Conclusão do Ensino Médio com base nos resultados obtidos no Enem ou no Encceja.

 

10. Como concorrer à cota?

Durante a inscrição, o candidato que deseja concorrer às vagas reservadas às cotas deverá responder às perguntas referentes à reserva de vagas, ciente de que, no ato da matrícula, deverá apresentar documentação comprobatória para validação de suas declarações.
No processo de inscrição para os Cursos Técnicos de Nível Médio o candidato que estudou todo o Ensino Fundamental em escolas públicas é perguntado a esse respeito e, se marca sim, continua respondendo as demais perguntas relacionadas às cotas, sendo no final classificado na cota de acordo com as suas respostas.

 

11. Como é o resultado de quem concorre à cota?

A publicação do resultado final consta da classificação de todos os candidatos e da relação de convocados dentro do número de vagas reservadas à ampla concorrência e às vagas reservadas às cotas, ou seja, o resultado consta da lista dos candidatos de acordo com o campus, curso, turno e tipo de concorrência (ampla e/ou cota) em que se inscreveu.

 

12. Como me matricular?

Para se matricular o candidato deve seguir os prazos estabelecidos no edital e as orientações do Comunicado de Recomendações para Matrícula, disponível no endereço eletrônico seleções.iff.edu.br.

 

13. Como saber se minha matrícula está confirmada?

Finalizados a análise de documentação e o processo de matrícula, o candidato receberá um e-mail do registro acadêmico do campus informando sobre a situação de matrícula. Além disso, são estabelecidos nos editais as datas para divulgação do resultado final da verificação dos documentos e da situação de matrícula dos candidatos onde constam a situação de matriculados, para os candidatos que apresentarem os documentos para realização da matrícula adequadamente, e de não matriculados, para os que não apresentarem os documentos completos ou que não apresentem nenhum documento nos prazos estabelecidos no edital.

 

14. Não tenho todos os documentos. Posso enviar em um outro momento?

A falta de qualquer dos itens, no ato da matrícula, implicará a impossibilidade de sua efetivação.

Os editais possuem prazos para realização das matrículas, sendo, em alguns casos, estabelecidos períodos para complementação da documentação. Fora dos prazos dos editais, não é possível a entrega de documentos.

 

15. Preciso fazer prova?

Sim. As provas serão estruturadas a partir da Matriz de Referência especificada no Edital, tendo por base os componentes curriculares:

I – dos anos finais do Ensino Fundamental, para os candidatos aos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e Concomitantes; e

II – do Ensino Médio, para os candidatos aos Cursos Técnicos Subsequentes.

A data de realização da prova constará no Edital.

 

16. Posso me inscrever para o Vestibular do IFF e para o Processo Seletivo?

Não há impedimento de realizar a inscrição em dois processos distintos. Entretanto, o candidato deverá avaliar a compatibilidade por conta dos dias e horários para realização das provas.

 

17. Posso me inscrever para a dois cursos no mesmo Processo Seletivo?

Não. O candidato só pode se inscrever para um curso por Processo Seletivo.

 

18. Tem pagamento de taxa de inscrição?

Sim. O candidato, após realizar a sua inscrição, precisa realizar o pagamento da taxa de inscrição, de acordo com o prazo estabelecido no edital. A confirmação da inscrição só ocorre após o pagamento da taxa de inscrição.