Faperj

IFF tem projetos selecionados pela Faperj para apoio de equipes em competições

por Comunicação Social da Reitoria publicado 04/08/2022 13h00, última modificação 09/08/2022 13h34
Ao todo, foram nove propostas de base tecnológica contempladas com cerca de R$ 250 mil de fomento para desenvolvimento de propostas de caráter educacional.
IFF tem projetos de base tecnológica selecionados pela Faperj para apoio de equipe em competições

Equipe Goytaborgs, uma das equipes contempladas pela Faperj. (Foto: Divulgação)

Projetos do Instituto Federal Fluminense foram selecionados pelo edital Apoio a Equipes Discentes em Projetos de Base Tecnológica para Competições de Caráter Educacional, pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), que divulgou, no dia 28 de julho, o resultado dos contemplados pelo edital.

Ao todo, foram 49 projetos aprovados, sendo nove propostas provenientes do IFFluminense. Serão R$ 2 milhões em investimento, cerca de R$ 250 mil para cada projeto, para a participação em torneios educacionais nas áreas de robótica, tecnologia sustentável e carros elétricos em projetos nos Campi São João da Barra, Cabo Frio, Macaé, Campos Centro, Campos Guarus e Polo de Inovação.

O fomento possibilita aos estudantes da instituição aplicar seus conhecimentos teóricos em competições que estimulem experiência educacional e desenvolvimento profissional com o uso de novas tecnologias e inovação.

O reitor do IFFluminense, Jefferson Manhãs, expressou seu contentamento com a conquista e pontuou como essa ação pode impactar positivamente no futuro. "Estou muito feliz com essa ação, com a comunidade que aderiu à chamada e com o resultado positivo. É um passo muito grande na direção de um financiamento consistente de projetos que estão sendo desenvolvidos por nossos professores, técnicos e estudantes. E um fortalecimento de projetos de desenvolvimento tecnológicos e de extensão, que irão dar mais consistência à formação dos nossos estudantes”, comentou.

Confira a lista dos projetos do IFF contemplados:

Solicitante

Competição

Alice Vasconcellos Mothe

Melhoria na infraestrutura e implementação de inovação no barco solar do projeto multidisciplinar da Equipe Sete Capitães

Allysson Rodrigues Teixeira Tavares

Equipe SJBots de Robótica Aplicada: Construção de um Ambiente de Inovação e Aprendizagem

David Vasconcelos Corrêa da Silva

IFF Campus Campos Centro EMBARCANDO na Olimpíada Brasileira de Robótica

Lucas Barbosa de Souza Martins

Desenvolvimento de um monoposto elétrico pela equipe GoytaCAR E-Racing do IFF Campus Campos Centro para a competição Fórmula SAE.

Marlon Mendes de Oliveira

Equipe Solaris – Barco Solar

Rafael Gomes da Silva

Proposta para estruturação de uma equipe de robótica voltada para competições

Revair Mendes Lourenco

Desenvolvimento e Implementação de tecnologias nos projetos de robótica da equipe Goytaborgs, visando a eficiência nos resultados em participações de multicategorias de competições de robótica.

Rogério de Avellar Campos Cordeiro

Participação da equipe MetaBots do IFF Campus Campos Guarus nas competições da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e FLL (First Lego League).

Thiago de Paiva Menezes

Desenvolvimento de projeto e fabricação de veículo offroad por alunos da Engenharia Mecânica do IFF Campus Campos Centro para a competição Baja SAE BRASIL.

Confira AQUI a lista das propostas contempladas.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents