Notícias

Feira de Oportunidades

IFFluminense participa da reunião para organização da V Feira de Oportunidades

por Comunicação Social da Reitoria publicado 08/09/2022 12h19, última modificação 13/09/2022 13h49
A reunião, que teve como pauta a programação e logística do evento, contou com a participação de representantes do IFF e da Prefeitura de Campos.
IFFluminense participa da reunião para organização da V Feira de Oportunidades

  Organizadores e parceiros da V Feira de Oportunidades se reuniram, no auditório da Universidade Estácio de Sá, para tratar da programação e da logística do evento que será realizado nos dias 04 e 05 de outubro de 2022, no Instituto Dom Bosco – Colégio Salesiano.

 A reunião, realizada no dia 01 de setembro, e organizada pela pró-reitora de Extensão, Cultura, Esportes e Diversidade  do Instituto Federal Fluminense, Cátia Viana, contou com a participação do diretor de Extensão, Bruno Jardim, e do coordenador de Políticas Culturais e Diversidade, Jonas Defante, ambos do IFF, e dos seguintes representantes da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes: Joyce Lessa, subsecretária de Qualificação e Emprego; Maria Fernanda Viana,  especialista em Desenvolvimento de Carreira; Isabela Muniz, analista de Recursos Humanos, Niander Cerqueira, diretor de Inovação da Secretaria de Petróleo, Energia e Inovação, e Ludmila da Matta, diretora de Relações Institucionais da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. 

“Falamos sobre a programação que envolve o tour científico, que já tem empresas interessadas e os estudantes terão que se cadastrar para fazer esse roteiro, além da programação das palestras e tudo que envolve o evento. Cada integrante da comissão já está com suas atribuições e, a partir de agora, teremos encontros mais frequentes para os ajustes necessários à organização do evento - , informou a especialista em Desenvolvimento de Carreira, Maria Fernanda, acerca das pautas debatidas na reunião. 

  O objetivo da quinta edição da Feira de Oportunidades é estreitar a relação entre escolas, empresas e comunidade, criando um espaço de integração entre setor produtivo, comunidade acadêmica e recurso humano especializado. O evento pretende reunir empresas e instituições de ensino da região fornecendo um contato direto com a comunidade acadêmica. 

Sobre a oportunidade de articulação e geração de empregos, o reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães, contou que “durante a Feira, as empresas da região poderão apresentar sua área de atuação e seu plano de contratações para que estudantes e profissionais possam vislumbrar as oportunidades oferecidas para o trabalho. Entre as ações a serem realizadas estão palestras técnicas e stands para exposição, e apresentação das instituições de ensino em cerca de mil metros quadrados de área coberta e um auditório com capacidade para 250 pessoas, disponíveis à programação.”

Lançamento da V Feira de Oportunidades: 

   A primeira reunião de alinhamento foi realizada posteriormente ao lançamento da quinta edição elaborada pelo Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc) com apoio da Prefeitura de Campos.

  O lançamento do evento ocorreu no dia 04 de agosto, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), e contou com a participação do prefeito Wladimir Garotinho, do presidente do Fidesc e reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Manhães de Azevedo e de outros apoiadores do evento nos setores produtivo e educacional.

 Durante o lançamento, o prefeito destacou os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), no primeiro semestre deste ano. De acordo com ele, o município superou o número de contratações com carteira assinada em relação a todo ano de 2021. 

 “A Prefeitura está dando todo apoio necessário para a realização deste evento. Nós, do poder público, somos geradores de sonhos, quando trabalhamos em união, com parceria, os sonhos se transformam em realidade. Vi aqui, representantes de muitas empresas grandes que vão fazer parte desta Feira, oferecendo oportunidade”, relatou o prefeito. 

 Já o reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF) e presidente do Fidesc, Jefferson Manhães de Azevedo, comentou que a determinação e comprometimento do poder público de Campos gera oportunidades. 

 “O Prefeito Wladimir disse, em outro momento,  que esta será a maior de todas as Feiras e com o apoio que estamos tendo, tenho certeza disso. Vamos estar ladeados com grandes empresas para fazer a diferença na vida das pessoas”, disse o reitor. 

 Também apoiam o evento o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RJ), Sicoob Fluminense, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ), Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT-RJ), Associação Comercial e industrial de Campos (Acic), Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), Águas do Paraíba e o Grupo Folha de Comunicação. 


Fonte: Prefeitura de Campos