CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Implantação de sistema de mudas pré-brotadas de cana e assistência técnica a produtores rurais

Implantação de sistema de mudas pré-brotadas de cana e assistência técnica a produtores rurais de Bom Jesus do Itabapoana

Coordenador: Fernando Antônio Abrantes Ferrara

Resumo: A cana-de-açúcar é uma das culturas mais importantes do Brasil. Nos últimos anos, essa cultura tem recebido atenção especial devido ao crescente aumento da área cultivada e produção de etanol para uso como biocombustível. Além do mais, a cana-de-açúcar alcança patamares notórios na nutrição de ruminantes. Neste sentido, é inegável que sua utilização conciliada com fontes de NNP influencia positivamente o desempenho de ruminantes pela facilidade de conversão de açúcares em proteína microbiana. 

A cana-de-açúcar é uma cultura perene de baixo custo, persistente, com época de colheita que coincide com os períodos secos do ano, alta produção de matéria verde por hectare e grande facilidade de propagação clonal.

O grande entrave na formação de canaviais produtivos é o desconhecimento que grande parte dos produtores apresentam sobre o manejo cultural, acarretando em imprecisão de produção. Técnicas de plantio antigas e displicência no controle de pragas e doenças levam a baixas produções por área cultivada concomitante à baixa qualidade bromatológica de índices de interesse zootécnico, como PB, NDT e FDN.

O sistema de mudas pré-brotadas (MPB) é uma tecnologia inovadora onde se obtém um sistema de multiplicação e propagação rápida de mudas sadias e com alto rendimento por hectare. O protocolo rigoroso para a produção de mudas MPB pode ser dividido em estágios, dentre os quais: estágio I – retirada dos colmos, corte e preparo dos minirrebolos; estágio II – tratamento das gemas; estágio III – brotação; estágio IV – individualização ou repicagem; estágio V – aclimatação fase 1; estágio VI – aclimatação fase 2.

O cultivar RB pode ser facilmente empregado nos sistemas de suplementação para gado (corte ou leite).

A difusão de conhecimento e a inovação proposta pela tecnologia MPB contribuirão significativamente para a complementação da dieta bovina durante os períodos de estiagem da região. Tal abordagem irá contemplar pecuaristas do Município de Bom Jesus do Itabapoana.