CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Olimpíada Brasileira de Física

Aluno do Campus Bom Jesus recebe medalhas pelo desempenho na OBFEP 2015

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 15/05/2016 14h07, última modificação 15/05/2016 14h10
Campus Bom Jesus do Itabapoana é o único medalhista entre os Institutos Federais do Estado do Rio de Janeiro.
O coordenador da Olimpíada no Campus Bom Jesus prestigiou o estudante na cerimônia de premiação

Rodrigo Lacerda, professor do IFFluminense Campus Bom Jesus, e Bruno Costa

Ao som da tradicional música tema do filme “Carruagens de fogo”, alunos, pais, professores e representantes de escolas públicas do estado do Rio de Janeiro aguardavam ansiosos pelo início da cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) 2015, realizada na última quarta-feira (11), na Capela Ecumênica da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Entre eles estava Bruno Costa Alves Freire, ex-aluno do curso técnico integrado em Informática do campus Bom Jesus do Itabapoana, premiado com duas medalhas: uma de prata, pelo desempenho no ranking nacional, e outra de bronze, referente à classificação estadual.

Esta não foi a primeira vez que Bruno participa de uma cerimônia de premiação. Ao longo dos três anos como aluno do Instituto Federal Fluminense, ele colecionou conquistas em olimpíadas do conhecimento. Na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) ganhou uma medalha de bronze e duas de prata; na Olimpíada Brasileira de Informática recebeu uma medalha de bronze e uma menção honrosa; na Olimpíada Brasileira de Astronomia conquistou uma medalha de ouro e outra de bronze.

O sucesso obtido em suas participações é creditado ao interesse pelos temas, mas também ao esforço: “o principal é ter apego por estudar os assuntos. Juntar a vocação com a dedicação”, conta Bruno. O prêmio foi recebido como impulso para novos desafios. “É um reconhecimento que me incentiva a estar cada vez mais imerso no mundo da física”, confessa ele, que agora se prepara para o processo seletivo do curso de Mecânica Aeronáutica do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Bruno foi acompanhado no evento pela tia, Maria Célia Oliveira. “Mais do que orgulho” foi a definição de seu sentimento diante da conquista do sobrinho.

Bruno recebeu a medalha de prata  do Coordenador da OBFEP
no estado do Rio de Janeiro, José Ricardo Campelo Arruda

Rodrigo Lacerda, professor e coordenador da Olimpíada no Campus Bom Jesus do Itabapoana, afirma que o campeonato desperta o intelecto dos alunos pelas ciências e seus desafios. Ele acredita que o Instituto Federal Fluminense deve ser um centro de fomento para esta intelectualidade e, para tanto, pensa em criar um Núcleo de Olimpíadas do Saber. “Este núcleo agregaria as olimpíadas nacionais, tais como de Física, Matemática, Português, Química, Geografia, Agropecuária, Informática, Robótica e outras. Desta forma, o aluno, de acordo com o seu interesse, poderia aperfeiçoar e potencializar seu talento resultando em méritos acadêmicos e institucionais”, explica.

O professor lembra, ainda, que neste ano o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) parabenizou a rede federal pelo desempenho na OBFEP, sendo o Campus Bom Jesus do Itabapoana o único medalhista entre os campi do IFFluminense e do IFRJ.

O Coordenador da OBFEP no estado do Rio de Janeiro, José Ricardo Campelo Arruda, encerrou a premiação deixando o convite para participar da OBFEP 2016. As inscrições já estão abertas até o dia 27 de maio e devem ser realizadas pelos professores no site da olimpíada. Também participaram do evento o vice-diretor do Instituto de Física da UERJ, professor Roberto Pinheiro Marrom; a professora Márcia Santiago, representando a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro; e a professora Aidê Costa, representando a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana