CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Café literário

Aulas de literatura ganham novo formato com recital de poesias

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 17/05/2017 13h00, última modificação 17/05/2017 15h24
Professora Ângela Poz propôs um jeito diferente de aprender literatura.
Terceiro ano do curso técnico integrado em Química

O poeta brasileiro Augusto dos Anjos foi o escolhido para o recital de poesias realizado pela professora Ângela com as turmas dos terceiros anos dos cursos técnicos integrados em Meio Ambiente e Química. A aula diferenciada teve a participação de todos os alunos. Cada um recitou um poema do livro “Eu” do autor paraibano e alguns também cantaram e tocaram canções de Lupicínio Rodrigues, Gonzaguinha e Oswaldo Montenegro. Cada um compartilhou com os colegas uma cópia dos poemas recitados, de modo que, ao fim do recital, todos ficaram com uma coletânea de mais de 30 poemas do escritor.

As turmas tiveram aulas sobre o período histórico, a vida e obra do poeta. “Augusto dos Anjos foi um artista desprezado em seu tempo, quando os poetas parnasianos – com seus poemas perfeitos, representando o belo, 'a arte pela arte' – eram ovacionados pelas elites brasileiras, que só queriam a 'arte bela', que não tocasse o dedo na ferida, não falasse de mazelas sociais. É nesse contexto que surge esse nordestino, que hoje é considerado um revolucionário de nossas letras, com sua poesia que revelava a angústia, a solidão e o desencanto diante de uma humanidade 'vencida'”, explica Ângela sobre o autor, um dos precursores do Modernismo brasileiro.

O evento demandou um preparo prévio de todos os estudantes. Eles tiveram que estudar outros poemas de Augusto dos Anjos para compreendê-lo, “entrar no universo do artista”. Além do conhecimento obtido, o ato de recitar promove a desinibição, capacidade de expressão oral em público, sensibilização, atenção, memória, autoconfiança, intimidade com a arte poética, interpretação de textos, superação de dificuldades, entre outras competências e habilidades. O conteúdo, segundo a professora, também “causa despertamento para as dicotomias da vida. Para enxergar no desencanto a possibilidade de valorizar o encantamento; na tristeza, o meio de reconhecer a alegria, e assim por diante”. Encerrando o encontro, os participantes tiveram um momento de confraternização para estreitamento de laços. O sucesso do café literário já inspira a realização de eventos futuros, também para outras turmas.

Veja mais fotos em nossa página no Facebook.