CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Bom Jesus do Itabapoana > Notícias > IFFluminense capacita agricultores de Apiacá

Notícias

IFFluminense capacita agricultores de Apiacá

Formação Inicial Continuada

Foram capacitados 26 agricultores da região nas áreas de piscicultura, cooperativismo, associativismo, formação política e questões fundiárias.
por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 26/12/2017 12h00, última modificação 26/12/2017 12h27
Exibir carrossel de imagens Cerimônia de entrega dos certificados de conclusão do curso aconteceu no dia 13 de dezembro.

Cerimônia de entrega dos certificados de conclusão do curso aconteceu no dia 13 de dezembro.

O Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana ofereceu, por meio de uma parceria firmada com a Prefeitura Municipal de Apiacá-ES, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), cursos de Formação Inicial Continuada a 26 agricultores da região sul capixaba. Eles receberam capacitação nas áreas de piscicultura, cooperativismo, associativismo, formação política e questões fundiárias.

As aulas foram ministradas por profissionais do Campus Bom Jesus e iniciadas em setembro de 2017. Além das exposições nas dependências do IFF, a turma participou de atividades práticas em propriedades da região. O curso faz parte das atividades de Extensão do campus e, por meio da capacitação, visa fomentar a economia solidária, de acordo com um conjunto de políticas públicas e diretrizes governamentais voltadas para a produção de alimentos a partir da agricultura familiar em comunidades rurais e o consumo de alimentos saudáveis pela população, em especial estudantes que se utilizam da merenda escolar. Como parte do acordo estabelecido entre as partes, a produção do pescado será comprada pela prefeitura de Apiacá, para ser usada nas instituições de ensino, via Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O coordenador do curso, professor Eduardo Moreira, acredita no potencial de desenvolvimento proporcionado pela capacitação. “Representou um importante processo de desenvolvimento regional, fincado nas potencialidades culturais e econômicas locais, indo ao encontro de nosso compromisso institucional”, disse. A formatura dos concluintes aconteceu no dia 13 de dezembro.

A iniciativa é uma das ações desenvolvidas pelo Campus Bom Jesus voltadas para a Educação do Campo. Outras parcerias estão sendo estabelecidas para oferecer cursos em outros municípios da região. Uma delas, firmada no dia 18 de dezembro, permitirá o desenvolvimento de projetos com alunos da Escola Família Agrícola de Belo Monte, em Mimoso do Sul – ES.